Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Ladrões estão à solta e prontos a tudo para se apoderarem do que é alheio. Em contrapartida, a Polícia Militar de Votuporanga fecha o cerco contra os gatunos e tenta coibir as ações criminosas. No final se semana, alguns furtos e tentativas foram registrados na cidade. Em dois casos, alertada com denúncias anônimas, a PM agiu de maneira precisa, efetuou duas prisões em flagrante e conseguiu recuperar dezenas de objetos furtados.
Uma das ações positivas ocorreu na tarde de ontem. A viatura com a equipe da Força Tática foi avisada via CAD (Centro de Atendimento e Despacho de Ocorrência), de que um possível furto poderia estar em andamento, em uma residência na rua Amapá, no Bairro Santa Luzia.
Cientes da informação, os policiais se deslocaram ao local, por volta das 14h20, mas encontraram a porta da casa arrombada e perceberam que o meliante já havia dado no pé. Mas em buscas pela região, a guarnição conseguiu surpreender um indivíduo negro, trajando camiseta preta e bermuda branca, carregando uma mala, pela rua Wolfran Werhinger. Ao avistar o policiamento, o suspeito tentou despistar, fingindo que ia entrar em uma casa, mas acabou abordado.
Ao conferirem o que o rapaz, identificado como sendo L.O.J., de 21 anos, tinha na mala, foram encontrados vários objetos furtados. Entre eles um monitor e um teclado de computador, um aparelho DVD, várias joias e semi joias, etc. Diante do fato, foi dada voz de prisão a L.O.J., que foi encaminhado junto com os objetos ao Primeiro Distrito Policial, onde foi autuado por furto qualificado pela delegada Edna Rita de Oliveira Freitas.
Saindo da construção
Na noite do último domingo, uma outra denúncia anônima levou à prisão um indivíduo de 23 anos no Jardim dos Lagos. Ele foi surpreendido pela polícia saindo de uma construção carregando duas sacolas plásticas repletas de objetos furtados. Ao tentar fugir, o suspeito acabou tropeçando, batendo com o queixo ao chão, sendo preso pela PM.
Segundo boletim de ocorrência registrado no Plantão Policial, o crime ocorreu por volta das 23h30, na rua Osvaldo Grandizoli. Foi apurado que os policiais militares Cabo Martinez, Tenente Takebe e soldados Maércio e L. Gouveia informaram que foram averiguar uma denúncia anônima, que dizia que dois indivíduos estariam com uma bicicleta, rondando residências do bairro, visando a prática de furtos.
Quando passaram pelo local, os policiais avistaram uma bicicleta parada na frente de uma casa, e quando se preparavam para entrar no local, se depararam com o "chapa" M.S.A., de 23 anos, saindo com duas sacolas contendo várias ferramentas, incluindo uma chave de fenda, que pode ter sido usada em arrombamentos, vários materiais utilizados em instalações elétricas, um rádio relógio, um ventilador, vários metros de fio de cobre, etc. Ao perceber a chegada da PM, M.S.A. jogou as sacolas ao chão, correu de volta ao interior do imóvel, tropeçou e caiu, batendo fortemente o queixo na queda e sendo finalmente abordado.
Outras viaturas efetuaram buscas pelas proximidades, afim de encontrar o suposto comparsa, tido como morador da favela do São Cosme, mas ninguém foi localizado.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão a M.S.A., que foi conduzido junto com os objetos ao Plantão Policial. Ele foi autuado por tentativa de furto qualificado.
Denúncias e orientação
Além desses dois crimes, pelo menos outras duas ocorrências foram atendidas pela PM de Votuporanga na tarde de ontem, denunciando furtos em andamentos pela cidade. Em entrevista no mês de agosto, o comandante da Polícia Militar de
Votuporanga, o Capitão Edson Favero, ressaltou que a população tem papel fundamental na garantia da segurança pública. "Tendo conhecimento do que está acontecendo na cidade é que a população tem condições de adotar a prevenção. É dever da polícia militar zelar pela segurança e a população tem a obrigação de colaborar com isso. Não adianta lavar as mãos, porque a polícia não dá conta sozinha.
Essa proximidade com a comunidade na troca de informações é uma de nossas missões", ressaltou.