Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Um incêndio de grandes proporções, no início da tarde de ontem, deixou em alerta dezenas de fábricas dos 2º, 3º e 4º distritos industriais, às margens da rodovia Péricles Belini (SP-461). O fogo atingiu uma empresa de recicláveis, destruindo toneladas de papel e plástico. Graças à ação precisa dos bombeiros, o fogo não atingiu uma indústria de tintas. Uma fumaça negra pode ser vista a quilômetros de distância.
O fogo começou por volta das 12 horas, em um terreno ao lado da empresa de recicláveis Papelândia, localizada entre a avenida Feres Cury e a das Nações, próximo ao Frigorífico Frango Rico. Pelo que foi apurado pela reportagem do Jornal A Cidade no local dos fatos, o incêndio pode ter começado em um local onde havia mato muito seco, já que as chamas começaram antes da chuva da tarde.
Devido a baixa umidade, o fogo se alastrou rapidamente e atingiu os fundos da empresa de recicláveis. Toneladas de papéis e plásticos, das mais variadas, inclusive garrafas pet, foram destruídas. Inicialmente, uma viatura de combate ao fogo do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local.
Quando chegaram, combateram as chamas nos fundos da empresa, para evitar que se alastrassem para uma fábrica de tintas. Funcionários de indústrias vizinhas e pessoas que passavam pelo local, auxiliaram os bombeiros. Um deles, o estudante João David Martinez, de 31 anos, disse que havia deixado um irmão em uma indústria de estofados vizinha quando se impressionou com a fumaça densa e escura que subia aos céus.
"Eu vi o incêndio e quando cheguei perto percebi que os bombeiros precisavam de ajuda e me ofereci", disse o rapaz. Por cerca de 40 minutos ele ajudou a puxar a mangueira que levava água para os focos de incêndio. Com o fogo entrando para a parte onde estavam as máquinas de prensar recicláveis, outras viaturas dos bombeiros e caminhões pipas chegaram ao local.
Mais de 6 mil litros de água podem ter sido utilizados. Cerca de dez bombeiros trabalharam na ação. Os proprietários e funcionários da empresa de recicláveis estavam em horário de almoço quando o fogo começou. Assim que chegaram ao local, imediatamente ajudaram a remover pilhas de plástico e papel para longe das chamas, afim de diminuir o prejuízo.