Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
As Estatísticas Mensais de Criminalidade, divulgadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria da Segurança Pública (SSP).divulgadas ontem apontam redução de furtos e roubos de veículos na região de São José do Rio Preto em 2011. Em Votuporanga, os crimes dessa modalidade nos oito primeiros meses somam 55, contra 95 registrados em todo ano de 2010.
Segundo a SSP, de janeiro a agosto, foram 39 casos a menos de roubo de veículos nas cidades da região de São José do Rio Preto, uma redução de 11,44%. Na comparação com os últimos doze meses, a redução é ainda mais expressiva, com 117 casos a menos, uma redução de 21,55%. Os 139 municípios que compõem a região de Rio Preto registraram 117 casos a menos de furto de veículos nos seis primeiros meses, em relação ao mesmo período de 2010. Nos últimos doze meses, foram 224 casos a menos, o que representa um retrocesso de 8,06%. Os furtos tiveram oscilaram para mais em 1,02% nos primeiros oito meses do ano.
Votuporanga
Em Votuporanga, os meses que tiveram maiores índices de furtos e roubos de veículos foram janeiro e julho. Foram 17 em cada. O mês com menor incidência foi junho, com apenas três casos. Com relação aos pontos da cidade onde ocorreram os delitos não há um padrão.
Foram sete casos registrados no Primeiro Distrito Policial, que atinge entre outros bairros a área central da cidade, oito na área do Segundo Distrito Policial, que responde pela Zona Norte e São Cosme e sete no Terceiro DP, que inclui bairros da Zona Sul da Cidade. Na DIG, Delegacia de Investigações Gerais, foram registrados 32 casos e um na Dise, Delegacia de Investigações Sobre entorpecentes.
Furtos de caminhonetes
Os furtos a caminhonetes de modelos mais antigos, de 1981 a 1989, que apavoraram proprietários da cidade no período entre o final de 2010 e início de 2011, não são registrados em Votuporanga desde fevereiro. Em cinco meses, foram 13 veículos com essas características subtraídos de ruas nos mais variados bairros da cidade, a maioria à luz do dia.
Várias cidades da região, como Fernandópolis, Jales, Turmalina, paulo de Faria, Cardoso e Nhandeara também contabilizaram crimes deste tipo. Na época, o delegado João Donizete Rossini, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), que investiga os crimes na região de Votuporanga, afirmou que, pelo modo de ação ser parecido, suspeita-se que os crimes foram praticados por integrantes de uma mesma quadrilha, que sabe como dificultar os trabalhos da polícia, já que nenhuma pista foi encontrada.
"Infelizmente, nós não temos uma pista sequer. Tudo leva a crer que são os mesmos indivíduos. Acredito que as caminhonetes ficam escondidas após os furtos, pois o efetivo policial da região fica em alerta. Crimes assim vêm ocorrendo em outras cidades, com caminhonetes dos mesmos anos de fabricação e características", afirmou.
Em Votuporanga, os dois últimos crimes ocorreram no mês de fevereiro. No dia 18, uma GM Chevrolet D-10, de cor bege, ano 1984, com placas BLR-3427 de Valentim Gentil, foi subtraída no meio do dia na rua Sergipe. No início daquele mês, uma outra caminhonete D-10 foi furtada próximo a um frigorífico, mas localizada no dia seguinte abandonada em um canavial em Nhandeara.