O suspeito de envolvimento com quadrilha que furtou dezenas de bovinos em toda a região
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A Polícia Civil de Cosmorama efetuou ontem a prisão de N.S., vulgo "Nora", residente naquela cidade, pelo suposto envolvimento com uma quadrilha de furto de gado que agia em vários municípios da região. O suspeito é dono de uma propriedade rural onde foram localizados 83 animais no dia 18 do mês passado.
Segundo o delegado Elízio Aparecido Ferreira, Nora estava foragido desde o dia da descoberta dos animais furtados. Por essa razão, foi pedido pela autoridade policial um mandado de prisão na Comarca de Tanabi, para que, assim que localizado, o indivíduo fosse apresentado à polícia para prestar esclarecimentos.
Ontem, de maneira expontânea, N.S. se entregou à polícia de Cosmorama, acompanhado de seu advogado. "Eu representei o pedido de prisão preventiva ao juiz, em razão dele ter fugido após a localização e identificação dos animais no sítio dele.
A intenção da prisão, mesmo tendo passado o período do flagrante, é que agora ele colabore com as investigações", afirmou o delegado.
Elízio Aparecido Ferreira afirmou também que foi averiguado que pelo menos outras seis pessoas fazem parte da quadrilha que subtraía e transportava os animais furtados, e que a prisão do suspeito é primordial para o esclarecimento do caso. Até o momento, 59 cabeças de gado foram reconhecidas por pecuaristas de 19 municípios.
O restante dos bovinos ainda segue à disposição da Justiça, à espera de serem identificados por novas vítimas.
Nora poderá responder por furto qualificado e por formação de quadrilha ou bando. Quanto aos furtos, caso encaminhado a julgamento, deverá responder por várias acusações de furto diferentes, respectivas a cada uma das propriedades rurais furtadas.
Na tarde de ontem, Nora foi transferido à Cadeia Pública de Votuporanga, de onde aguarda transferência para Rio Preto.
Entenda o caso
O gado foi encontrado durante ação conjunta entre a Polícia Civil e Militar de Cosmorama, com apoio de viaturas de Votuporanga que, após denúncia anônima, localizaram dezenas de cabeças de gado furtadas nos últimos meses pela região, em uma propriedade rural em Cosmorama, próximo à estrada que liga ao município de Américo de Campos.
Funcionários do sítio teriam autorizado a entrada dos policiais, que encontraram, à princípio, 50 cabeças de gado. Em uma perícia mais minuciosa, chamou atenção que vários animais estavam marcados no couro com símbolos e letras diferentes, o que indicava que pertenciam a diversos proprietários.
Após constatar a situação irregular, a polícia tentou entrar em contato com o dono do sítio, N.S., mas ele não foi encontrado. A notícia sobre a localização de gado furtado gerou uma verdadeira peregrinação de pecuaristas de municípios como Américo de Campos, Votuporanga, Álvares Florence e Tanabi e de outros, para o local. A todo momento, chegavam criadores com cópias de boletins de ocorrências e também com o registro dos animais. Todos os animais foram levados para o Recinto de Exposições de Cosmorama, local onde foram periciados.
Na ocasião, o delegado Elízio Aparecido Ferreira afirmou que o proprietário era procurado pela polícia e que já vinha sendo investigado por, no passado, já ter sido preso por furto de gado. As investigações prosseguem.