Jociano Garofolo
O mês de agosto foi um dos mais violentos no ano em Votuporanga, com relação aos homicídios dolosos e tentativas. Foram dois assassinatos e duas tentativas má sucedidas. O índice foi o maior do ano até agora. Porém, a média do ano segue baixa, com cinco casos desse tipo.
Segundo números divulgados ontem pela Secretaria de Segurança Pública, no período entre os meses de abril a julho, porém, não foram registrados nenhum homicídio ou tentativa. A crescente de agosto contou com os assassinatos de Renato de Lima Justino, de 23 anos, morto a tiros no bairro São Cosme, em 31 de agosto e de José Carlos dos Santos, de 39 anos, vulgo "Boiadeiro", em primeiro de agosto.
Apesar do número de cinco homicídios em 2011, desde setembro de 2010, o setor policial da cidade registrou o número de dez mortes, sendo cinco assassinatos efetuados através de disparos de armas de fogo, quatro através de armas brancas (facas ou facões) e um por esganadura.
Na taxa de homicídios calculada por 100 mil habitantes, em 2010, Votuporanga teve média de 9,44 homicídios, maior que a de São José do Rio Preto, por exemplo, com 6,86, mas menor que em municípios como Fernandópolis, que teve um índice de 12,36 e Araçatuba, com 14,32 por 100 mil.
Também segundo o balanço da SSP, Votuporanga teve em agosto dois estupros, 111 lesões corporais em acidentes de trânsito, sete roubos, 136 furtos e sete furtos de veículos.