Jociano Garofolo
A Polícia Civil de Cosmorama segue nos trabalhos de investigação sobre a atuação de uma quadrilha especializada em furto de gado na região. Ontem, mais 15 animais foram encontrados abandonados em um pasto. Desde que um sítio utilizado como
esconderijo foi descoberto na cidade, na última terça-feira, 91 bovinos já foram apreendidos.
Desse total, 45 animais foram reconhecidos pelos proprietários que se deslocaram de várias partes da região. Segundo o delegado responsável pelo caso, Elízio Aparecido Ferreira, já apareceram pecuaristas de Votuporanga, Valentim Gentil, Álvares Florence, Tanabi, Américo de Campos e de Cosmorama para reivindicar animais furtados.
A polícia ainda segue à procura do dono da propriedade rural, N.S., vulgo "Nora", de onde os primeiros bovinos, marcados com símbolos diferentes no couro foram localizados após denúncia anônima. A ação policial que localizou o sítio ocorreu às 14 horas de terça-feira. Funcionários do sítio teriam autorizado a entrada da polícia, que encontraram 50 cabeças de gado em situação duvidosa.
A notícia sobre a localização de gado furtado gerou uma verdadeira peregrinação de pecuaristas a Cosmorama, inclusive alguns que tiveram gado subtraídos a mais de uma ano. A identificação dos animais está sendo feita através dos símbolos ou letras marcadas no couro, feitas justamente para o reconhecimento da propriedade do animal. Todos os bovinos foram levados para o Recinto de Exposições de Cosmorama, local em que continuam sendo vistoriados por pecuaristas.