Tenente José Ramos Duarte comentou que a população tem papel fundamental em auxiliar o trabalho da polícia
Jociano Garofolo
Votuporanga manteve a maioria das modalidades criminosas em baixa pelo segundo mês seguido. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, os meses de junho e julho apresentaram queda em quase todos os tipos de delito, comparados com meses anteriores. Em destaque estão os chamados crimes contra o patrimônio: furtos e roubos.
Os furtos (quando há subtração de objetos ou dinheiro sem violência ou ameaça) caíram de 149 para 144, contra 179 de maio. Já os casos de roubos (quando há violência ou ameaças para a entrega de bens de valor) foram registrados sete vezes em julho, um a mais que em julho, com seis, mas se mantém quase na metade de maio, que teve 12.
Porém, a único ponto em que a bandidagem levou vantagem foi no furto de veículos.
Após terem sido registrados apenas três ocorrências desse tipo em junho, no mês passado o setor policial contabilizou 10 subtrações. Outros números que mantiveram a redução ou caíram ainda mais foram as de lesões corporais por acidente de trânsito (de 111 para 95), lesão corporal culposa(de 9 para 7), tentativas de homicídio (de três para zero), tráfico de entorpecentes (de 8 para uma).
Em entrevista no programa Ronda Policial, na última semana, o Tenente José Ramos Duarte comentou que a população tem papel fundamental em auxiliar o trabalho da polícia para prevenir crimes, principalmente os contra o patrimônio. "Os moradores podem e devem denunciar qualquer atitude suspeita nas ruas dos bairros onde moram.
A PM com certeza irá até o local para checar as informações. Os criminosos atuam onde há mais facilidade e seguindo as medidas de segurança e colaborando com o trabalho policial, há maior chance dos crimes serem evitado", afirmou o Tenente Ramos.
Região também reduz crimes
Além de Votuporanga, a região de São José do Rio Preto apresentou redução nos crimes contra o patrimônio. Os roubos em geral caíram 13,54% nos sete primeiros meses do ano, quando foram registrados 2.254 casos, 353 a menos. Entre janeiro e julho, os 139 municípios que compõem a região de São José do Rio Preto registraram 131 furtos de veículos a menos, em relação ao mesmo período de 2010, um retrocesso de 7,87%. Nos últimos 12 meses, a diminuição foi de 12,44%.