Da Redação
O Capitão Edson Favero, novo comandante da Polícia Militar em Votuporanga,
participou do programa Ronda Policial, da Rádio Cidade, na manhã de ontem para falar das ações da polícia e ressaltou que a população tem papel fundamental na garantia da segurança pública.
Após três anos fora, trabalhando em Nhandeara e, posteriormente, em São Paulo-SP, na corregedoria da Polícia Militar, o Capitão voltou a Votuporanga na última segunda- feira para assumir o comando da polícia no município.
"Adquiri muita experiência nos locais que trabalhei e é um prazer retornar à
Votuporanga, cidade onde meus familiares sempre permaneceram. Temos excelentes policiais aqui e fico feliz em voltar a contar com eles como companheiros", disse o capitão.
Natural de Meridiano-SP, o comandante passou infância em Valentim Gentil-SP e
viveu 13 anos em Votuporanga. Com 25 anos de serviço na corporação, o Capitão acredita ser fundamental o contato entre polícia e imprensa. "Tendo conhecimento do que está acontecendo na cidade é que a população tem condições de adotar a prevenção. É dever da polícia militar zelar pela segurança e a população tem a obrigação de colaborar com isso. Não adianta lavar as mãos, porque a polícia não dá conta sozinha. Essa proximidade com a comunidade na troca de informações é uma de nossas missões", ressaltou.
Com relação ao Conselho Comunitário de Segurança, o comandante afirmou que a população precisa participar para que o órgão funcione. Nele, participam
representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Comunidade. "Comunidade e polícia juntos podem mais, separados não funciona, não dá certo. Precisamos dessa proximidade", falou.
Para o combate de furtos que, em muitos casos tem relação com o uso de entorpecentes, Capitão Edson Favero disse que a população precisa confiar na polícia e denunciar. "O morador não precisa se identificar, o importante é a informação chegar. Em qualquer situação, ligue para a polícia".
Expo Fisav
Com relação à Expo-Fisav, a Polícia Militar fará apenas a segurança externa do
evento. Toda a segurança interna é de responsabilidade dos organizadores. "Estaremos com o policiamento externo. O que muito nos preocupa nesses eventos são os casos de furto, problemas na área externa. O que não quer dizer que em casos de crime, como lesões corporais, venda de bebidas alcoólicas a menores, entre outros, a polícia não atuará no local", explicou.
Para o combate a homicídios e tráfico de drogas, a polícia intensificará as abordagens, que também servirão para evitar as perturbações de sossego.
Esquadrilha da Fumaça
A orientação do comandante para a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, na
próxima segunda-feira, 8, é com relação ao acesso ao local: "é preciso ir com
antecedência para evitar congestionamento. Haverá interdições, mas é de extrema
importância que as pessoas cheguem um pouco antes", ressaltou o comandante.
Para o período de festa, o Capitão Edson Favero deixou um recado: "os cuidados começam desde a saída de casa. É preciso atentar para a segurança da residência, fechando bem as portas, janelas e portões, dificultando o máximo possível para os meliantes. Também é preciso evitar estacionar em locais escuros, que facilitam a ação de bandidos e muito cuidado com o excesso de bebida alcoólica", finalizou.