Da Redação
O Corpo de Bombeiros de Votuporanga capturou e levou a sede da Polícia Militar Ambiental um animal da fauna silvestre, conhecido como Lobo-guará (chysocyon branchyurus) na última segunda-feira. O animal foi encontrado ferido na área urbana de Cardoso.
O lobo apareceu no quintal de uma residência e o morador, percebendo se tratar de um animal da fauna silvestre fez o contato com os bombeiros, que foram ao local e realizaram a contenção e o transporte do bicho. A intenção era de que a Polícia Ambiental efetuasse a soltura na natureza, mas isso não foi possível devido ao estado debilitado do animal.
O lobo-guará estava estressado e com uma aparente ferida em uma das patas. Desta forma foi feito contato com o Hospital Veterinário da UNIRP em São José do Rio Preto, para que profissionais pudessem fazer o diagnóstico, sendo necessário que o animal ficasse aos cuidados da instituição. Após a sua recuperação, a fera será solta em seu habitat natural.
O Lobo-guará é um animal que se encontra na lista dos animais ameaçados de extinção no Estado de São Paulo, conforme decreto. O animal é vulnerável, tem hábitos noturnos e quase sempre está solitário, juntando-se apenas em casais durante a época de reprodução.
Sua distribuição é mais acentuada nas áreas do Sul do Brasil, no entanto há incidência na área central e oeste do Estado de São Paulo. Sua alimentação consiste de pequenos mamíferos roedores e aves, sendo que a sua ameaça de extinção na natureza está vinculada ao crescimento dos centros urbanos, cultivos agrícolas de uma forma geral e atropelamentos ocorridos.