Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Um homem descontrolado entrou na Igreja Santa Luzia na manhã de ontem, destruiu uma redoma de vidro e arremessou ao chão uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, que estava fixada a parede. Fiéis que estavam no local e funcionários da paróquia detiveram o indivíduo, enquanto aguardavam à chegada da Polícia Militar.
O autor do vandalismo foi identificado como sendo o desempregado Luiz Augusto do Nascimento Filho, de 50 anos de idade, residente no município de Três Lagoas. Aparentemente transtornado, ele não soube explicar aos policiais a razão de ter atacado com fúria o objeto sacro.
O vandalismo contra a imagem de Nossa Senhora Aparecida ocorreu por volta das 11h10. De acordo com o que foi apurado pela reportagem, Luis Augusto entrou na Igreja Santa Luzia, que como de costume fica com as portas abertas e foi para o lado esquerdo do hall de entrada. Nesse local, estava a imagem da santa, protegida por vidro e fixada na parede em um altar de madeira.
Sem nenhum motivo aparente, o autor agarrou na proteção e na imagem e arremessou tudo ao chão. Com o impacto, o vidro quebrou e se esparramou. Já a santa caiu sob os bancos da igreja, ficando danificada.
Uma mulher, que preferiu não se identificar, foi a primeira a constatar o dano. Ela
estava chegando à igreja para rezar, quando ouviu um forte barulho. "Eu vi a imagem quebrada e perguntei ao homem se era ele que tinha feito aquilo, mas ele não respondeu. Quando vi que ele ia fugir, fechei a porta da igreja. Foi nesse momento que chagaram os funcionários e chamaram a polícia", afirmou.
Os policiais militares Martinez e Waiteman conduziram o autor até o Primeiro Distrito Policial, onde ele foi autuado por dano e liberado em seguida. O
administrador da igreja, Luiz Carlos de Lima afirmou à reportagem que o ocorrido é um fato lamentável, que deixa os católicos e pessoas de fé muito tristes, por se tratar de violência contra um objeto sacro.
"É um sentimento de tristeza para nós, que cuidamos da igreja com tanto zelo e
carinho, presenciarmos uma cena dessa. Mas não é a primeira vez. Recentemente
passamos por vários atos de vandalismo. Até o sacrário já foi violado e roubado", lembrou.
Essa foi a segunda quebra de imagens de Nossa Senhora Aparecida em Votuporanga, em 2011. No mês de abril, a comunidade católica ficou inconfomada com o dano causado à imagem localizada em frente a Igreja Matriz, marco zero da fundação da cidade.
Um jovem, identificado posteriormente pela polícia assumiu que quebrou a redoma de vidro, retirou a imagem do interior e a arremessou. Parte dos cacos ficou caída sobre um gramado e parte submersa na água da fonte. Na época, a manifestação de repulsa ao gesto foi grande e o assunto foi comentado na mídia regional, sendo também mencionado em sessão da Câmara de vereadores.