Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Um terminal eletrônico, localizado no interior da agência da Caixa Econômica Federal, na rua São Paulo, foi arrombado na noite da última sexta-feira, em Votuporanga. Porém, para o espanto da polícia, nada foi levado, pois os criminosos escolheram como alvo logo o caixa onde é feita a entrega de talão de cheques. O arrombamento foi notado por volta das 23h50. Segundo o que foi apurado pela Polícia Civil, o vigilante do banco, J.B.M., de 25 anos afirmou que foi acionado pela central da cidade de São Paulo, que informou que o alarme da agência local havia disparado.
Ao chegar ao local, o vigilante constatou que o caixa eletrônico que emite talonários de cheques estava arrombado, porém, nada foi subtraído. Peritos do Instituto de Criminalística foram até o local para buscar vestígios que possam levar ao autores da ação criminosa.
Casos recentes
O arrombamento da última sexta-feira foi o segundo em Votuporanga em um período de um mês. No dia 29 de julho, a ação foi mais ousada. Criminosos não identificados renderam seguranças e utilizando-se de um maçarico, arrombaram e roubaram cinco gavetas com o dinheiro de um terminal eletrônico existente na lanchonete do campus de uma faculdade. A ação criminosa durou cerca de duas horas e o valor subtraído não foi divulgado.
Segundo o que foi apurado pela Polícia Civil na ocasião, quatro criminosos apareceram e renderam os seguranças da universidade. Eles tiveram as mãos e os pés amarrados em bancos do pátio e ficaram sob a vigilância de um dos gatunos. Enquanto isso, os outros três assaltantes foram até a praça de alimentação e com o uso de um maçarico, arrombaram o caixa eletrônico do Banco Santander, lá instalado e subtraíram todo o dinheiro contido nas quatro gavetas do terminal bancário.
No último sábado, um outro caixa foi arrombado em uma faculdade de Santa Fé do Sul, mas nada foi levado por que o terminal estava sem dinheiro. Meses antes, a cidade também havia registrado um caso semelhante. Também em 2011, mas em
Santana da Ponte Pensa, bandidos utilizaram explosivos para cometer o furto.