Jociano Garofolo
Fechando a semana de comemoração ao Dia do Bombeiro Brasileiro, foi realizada na tarde de ontem uma simulação de combate ao fogo e resgate a uma vítima em meio a fumaça. O treinamento envolveu cerca de dez bombeiros e aconteceu no recinto de Exposições Presidente Costa e Silva.
Toda a ação, desde a chamada de socorro até o atendimento da vítima, demorou cerca de 15 minutos. A intenção dos bombeiros era de confrontarem uma situação de incêndio em um cômodo fechado, onde o acúmulo de fumaça era enorme, tirando as probabilidades de visualização.
Para criar o ambiente propício, foi utilizada uma máquina de fumaça, dessas de
danceterias. Um menino fez o papel da vítima. Dois bombeiros, trajando roupas
antichamas e com a respiração ligada a cilíndros de oxigênio, cujo o peso é de 30
quilos cada, fizeram o salvamento.
Sem enxergar nada, eles tiveram que localizar o menino e retirá-lo do ambiente. Em seguida, a vítima recebeu os primeiros socorros e foi levada à unidade de resgate, de onde seria transportada para receber atendimento médico de urgência.
O Dia do Bombeiro Brasileiro foi comemorado no dia 2 de julho. Foram realizados em Votuporanga simulados de situações de resgate e combate a incêndios, exposições de viaturas e materiais, além de campanhas de conscientização através da imprensa. A data também coincidiu com o lançamento da Campanha "Bombeiro Sangue Bom", em que os bombeiros paulistas se engajarão para realizar o maior número possível de doações de sangue no período da Campanha que este ano, estender-se-á até o dia 31 de julho. A Campanha, idealizada pela corporação há sete anos, vem aumentando os resultados ano a ano com a participação dos bombeiros e sociedade.