Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Votuporanga realizou no último domingo à tarde uma das maiores apreensões de drogas no ano com um casal, residente na Vila Nova. As drogas, cerca de nove tijolos de crack e quatro de cocaína, foram localizados no automóvel dos suspeitos, escondidas na câmara de ar dos pneus de um automóvel. Segundo a Polícia Civil, a droga, que soma mais de seis quilos, é oriunda do Paraguai.
A operação da Dise ocorreu por volta de 12h40, em uma casa na Rua João Fernandes Filho. J.A.Q., de 26 anos de idade e a esposa, a bancária A.M.C.Q., de 21, residentes no local, foram denunciados anonimamente que estariam comecializando drogas. Após serem investigados, foi constatado que ele era um dos traficantes que mais abasteciam pequenos pontos de tráfico em Votuporanga e que ela o auxiliava no tráfico.
Na última quarta-feira (22), os policiais se informaram de que eles partiram de viagem ao Paraguai, utilizando um automóvel Fiat Strada, com placas ENH 9687 de Jales, alugado por A.M.C.Q. O casal viajou no dia seguinte, chegando em Foz do Iguaçu, no Paraná, na madrugada do dia 24.
De lá, foram no mesmo dia para o Paraguai, onde o veículo foi deixado para ser
preparado, ou seja, para que a droga fosse colocada no interior do carro de maneira camuflada. Já no domingo, de madrugada, eles saíram do Paraguai com destino a Votuporanga. Armando a emboscada, os policiais da Dise dirigiram-se então até as proximidades de Presidente Prudente, pela rodovia normalmente usada para quem viaja do Paraná para São Paulo.
Por volta de 11h50, avistaram o veículo dirigido por J.A.Q., tendo A.M.C.Q. como passageira. As equipes então fizeram o acompanhamento por longo período, porém, nas proximidades da cidade de Piacatu, os indivíduos perceberam que estavam seguidos pelos policiais, sendo necessária a abordagem.
Ainda segundo informações da polícia, ambos os envolvidos confessaram que teriam buscado cocaína e crack no Paraguai e que tais drogas estavam dentro do pneu estepe da picape. O veículo e o casal foram conduzidos até a Dise de Votuporanga, onde, na presença de peritos do Instituto de Criminalística e ajuda de um borracheiro, foi retirada do interior do pneu uma câmara de ar de motocicleta contendo em seu interior nove tijolos de crack pesando aproximadamente 4,700 quilos e quatro tijolos de cocaína, pesando aproximadamente 1,530 quilo.
Na residência do casal foi apreendida uma balança de precisão. J.A.Q. e A.M.C.Q foram autuados em flagrante delito por tráfico e associação para o tráfico de drogas (artigos 33 caput, 35 caput, artigo 40 I da Lei 11343/06). Ele foi recolhido na Cadeia local, de onde será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto. Já a bancária foi recolhida na Cadeia Feminina de Indiaporã.