Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Bombeiros de Votuporanga realizaram um treinamento na manhã de ontem, na
represa da Saev, com o novo bote adquirido junto a Defesa Civil do Estado para ser utilizado entre outros casos, em eventuais enchentes pela região. Durante o treino, os bombeiros aproveitaram para recolher grande quantidade de lixo, descartado por desconhecidos às margens da represa.
O bote salva vidas possui espaço para quatro pessoas e deve ser utilizado apenas para deslocamento em curtas distâncias, já que não pode ser acoplado motor de popa e precisa de remadores. Segundo o sargento Forte, o bote inflável é utilizado em operações de resgate e também para mergulho. Poderá ser utilizado também em salvamentos em áreas menores, como em pequenas represas ou lagoas.
Cada unidade do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo recebeu um bote.
Ontem, na primeira vez que o flutuante foi colocado na água em Votuporanga, os
bombeiros aproveitaram a ocasião para fazer a limpeza de lixo e detritos jogados às margens da represa.
De acordo com o tenente Alex Brito de Moura, comandante do Posto dos Bombeiros local, o serviço foi um auxílio ao meio ambiente, já que alguns despreocupados usam a área para depositar vários tipos de lixo. Praticantes de pesca também não têm recolhido o material utilizado.
Em uma volta pela represa, os bombeiros localizaram várias garrafas plásticas, uma caixa térmica, e objetos curiosos como um capacete de motociclista e um ventilador. No próximo dia 30, os bombeiros farão um treinamento na corredeira do Talhadão, no Rio Turvo, onde vão encontrar situação semelhante às de enchentes.