Jociano Garofolo
A Polícia Civil de Votuporanga realizou na última quinta-feira a "Operação Mandados de Prisão" em todas os 15 municípios da área de cobertura da Delegacia Seccional. As diligências levaram às prisões de 12 pessoas, além da apreensão de drogas, armas e munições.
De acordo com informações divulgadas pelo delegado seccional Maurício José Rodrigues, além dos indivíduos presos, foram apreendidos dois adolescentes, cinco armas de fogo, munições, sendo 269 cartuchos, 250 espoletas e 251 ponteiras, 26 pedras de crack, além de serem lavrados dois autos de prisões em flagrante. Na operação, foram empenhados 69 policiais civis e 29 viaturas.
Além de Votuporanga, as cidades de Álvares Florence, Floreal, Nhandeara, Américo de Campos, Macaubal, Parisi, Sebastianópolis do Sul, Cardoso, Magda, Parisi, Pontes Gestal, Valentim Gentil, Monções, Cosmorama e Riolândia foram incluídas na ação.
Por volta das 11h30, em Álvares Florence, policiais civis da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Votuporanga, durante buscas em um estabelecimento comercial, localizado na rua Piauí, de propriedade de N.W., de 48 anos, localizaram quatro armas, sendo duas espingardas de pressão, da marca CBC, uma espingarda tipo garruchão, marca Boito, calibre 32, e uma espirgarda tipo carabina, marca CBC, calibre 22.
Também foram apreendidas munições intactas e deflagradas. Já na residência de N.W. também em Álvares Florence, foi apreendido um revólver marca Rossi, calibre 38, municiado com cinco cápsulas, além de farta quantidade de munições, projéteis e material destinado a recarga de cartuchos.
O revólver Rossi calibre 38 e a espingarda calibre 22 não estavam devidamente
recadastrados, conforme manda a lei do desarmamento. Diante do fato, N.W. foi
autuado em flagrante delito por posse de arma de fogo. Ele foi solto após pagar a
fiança arbitrada pela autoridade policial.
Adolescentes com drogas
Também na quarta-feira, por volta das 16 horas, os policiais civis da Dise de Votuporanga flagraram os adolescentes W.I.A. de 16 anos, residente no Jardim das Palmeiras I e M.P.S., de 15 anos de idade, residente no Bairro Estação praticando tráfico de drogas. O local em que foram detidos, próximo à Favela Matarazzo, já era investigado pela Dise.
Ambos ficavam sentados em um sofá e em uma cadeira deixados no local. Após intensificação das diligências, um policial permaneceu visualizando o movimento dos dois adolescentes, que atendiam viciados das proximidades. Os jovens pegavam a droga em um terreno próximo e entregavam aos compradores, que ao pegar a droga, rapidamente se embrenhavam na favela, não sendo possível a abordagem.
Devido a esta dificuldade, os policiais chegaram de forma repentina. Após deterem os adolescentes fizeram vistoria pelo local, onde encontraram dois recipientes de plástico camuflados sob um bloco de alvenaria, contendo no interior destes 26 pedras de crack prontas para serem vendidas a viciados.
Questionados, os adolescentes confessaram que praticavam o tráfico no local, mas se recusaram em fornecer o nome do traficante que os contrataram para a venda de drogas. Eles foram apreendidos e apresentados ao Juizado da Infância e Juventude de Votuporanga.
Objetos apreendidos
Em outro ponto, também na Favela Matarazzo, o adolescente L.T.C., de 16 anos, foi abordado quando deixava a residência dele, utilizando uma motocicleta marca
Honda/CBX 250 de cor prata, placas DXJ-4272, sem portar capacete. Foi constatado que a moto não possuía documentação e que o condutor não era habilitado. Questionado, L.T.C. autorizou a entrada dos policiais na casa. Em buscas pelo local, foi localizada uma porção de crack, acondicionada em plástico branco, além de diversos produtos de origem duvidosa, sugerindo terem sido trocados por droga. O adolescente, a droga e os produtos foram apreendidos e encaminhados à Dise.
Leia na íntegra a versão online