Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Um jovem de vinte anos morreu afogado nas águas do rio São João do Marinheiro,
município de Cardoso, no último domingo. Ele estaria atravessando de um lado a
outro a nado, quando afundou, sendo resgatado já sem vida pelos bombeiros.
A fatalidade ocorreu por volta das 12 horas. Matheus Alves Cabelo, residente na rua José Mozeganti, 590, no Jardim Urano- São José do Rio Preto-SP, estava em Cardoso, onde passava o final de semana com amigos em rancho.
Segundo o que foi apurado pela Polícia Civil daquele município, ele estava na companhia de um amigo quando ambos tentaram atravessar o rio nadando. No meio do trajeto, a vítima sentiu-se mal e se afogou, afundando nas águas.
Ainda de acordo com a polícia, ele pescava em um batelão localizado na represa de
Agua Vemelha, defronte o Condominio dos Ben-te-vís, em companhia de Luiz Gustavo Martins de Assumpção. Ao tentar nadar até o barranco, o jovem começou a gritar por socorro mas, antes da aproximação de Luiz Gustavo, Matheus afundou. Bombeiros de Votuporanga foram acionados e se deslocaram para a região. Com um barco e equipamento de mergulho, localizaram o jovem apenas às 14h15, já sem vida. Edson Carlos de Oliveira, padrasto da vítima esteve presente durante o resgate do corpo. O corpo foi removido para Votuporanga para exame de Corpo de Delito. Este afogamento se soma a outros dois, também com vítimas fatais, em rios e represas da região no último final de semana. Na sexta-feira, em Indiaporã, por volta das 17 horas, Ademir Francisco da Silva, de 50 anos, também morreu afogado em uma prainha da cidade. O outro caso ocorreu em Susanápolis, região de Jales, também no domingo. Um senhor de 53 anos também se afogou. Um outro caso suspeito de afogamento está sendo investigado em Valentim Gentil. Um homem que teria
problemas mentais pode ter caído em uma represa, localizada em uma reserva de
proteção ambiental entre os municípios de Valentim Gentil e Magda. Bombeiros de
Votuporanga fizeram mergulhos à procura do homem e até o helicóptero Águia foi
utilizado, mas até a tarde de ontem, nada havia sido localizado.