Da Redação
O mais recente Comando de Policiamento de Interior, o CPI-10, com sede em Araçatuba, a exemplo da região de São José do Rio Preto, agora possui seu próprio helicóptero Águia. A aeronave foi entregue ontem pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto. Antes, os 43 municípios da região já contavam com os serviços do Águia pousado em São José do Rio Preto.
Com a entrega, todos os CPIs do Estado passam a contar com seu próprio Grupamento Aéreo. Até 2010, a região de Araçatuba pertencia ao CPI-5, de São José do Rio Preto. Para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo comando da Polícia Militar, que na época era responsável por 139 municípios, o ex-governador Aberto Goldman fez a divisão da área. O ato governamental foi instituído por meio do decreto nº 55.926, de 19 de junho de 2010.
Com um investimento estadual superior a R$ 6 milhões, o Governo do Estado entregou à PM um helicóptero AS-50 (Esquilo), de fabricação francesa, denominado de Águia 20. Com a aquisição do Águia 20, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar passa a contar com 28 aeronaves, sendo 20 helicópteros Águia, dois helicópteros para instrução de voo e seis aviões.
A nova aeronave vai reforçar o policiamento urbano e rodoviário; fiscalização do meio ambiente; combate a incêndios florestais; salvamento terrestre e aquático; apoio em operações contra o crime organizado e transporte de órgãos. Além disso, o Águia ajuda nas atividades de Defesa Civil, como transporte de materiais, medicamentos e mantimentos e retirada de pessoas ilhadas.
O Águia 20 será pilotado por cinco oficiais da Polícia Militar, sendo três comandantes e dois co-pilotos. Já a equipe de apoio será formada por 11 praças (soldados, cabos e sargentos). Suas funções vão desde fazer parte da tripulação até trabalhar como mecânicos e abastecedores.
Novo "ninho"
A sede da Base de Radiopatrulhamento Aéreo vai ocupar o Hangar 22 do Aeroporto de Araçatuba, pertencente ao Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), por meio de cessão de uso não oneroso para o Estado. Até a construção da base própria, o Águia 20 ficará no hangar por dois anos. Se houver necessidade, missões noturnas poderão ser feitas.
O CPI-10 possui 43 municípios, distribuídos entre dois Batalhões de Polícia Militar:Alto Alegre, Araçatuba, Auriflama,Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal, General Salgado, Glicério, Guararapes, Guzolândia, Lourdes, Luziânia, Castilho, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Penápolis, Piacatu, Rubiácea, Santo Antonio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, São João de Iracema, Turiúba, Valparaíso Andradina, Guaraçaí, Itapura, Ilha Solteira, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Pereira Barreto, Sud Mennucci, Suzanápolis.