Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Os bombeiros precisam estar sempre alertas e preparados para o confronto com
situações de emergência. Ontem à tarde, uma equipe do Posto do Corpo de Bombeiros de Votuporanga realizou um treinamento no Edifício Portinari, em que foram feitos passo a passo de um salvamento em incêndio, causado por curto circuito.
Por volta das 16h15, bombeiros comandados pelo Sargento Forte se deslocaram ao prédio, um dos mais aultos da cidade, com 20 andares, localizado na rua Javari. De imediato, as mangueiras do caminhão dos bombeiros foram anexadas aos hidrantes para bombear água ao último andar, onde de acordo com a missão de treinamento, estaria ocorrendo um incêndio com uma vítima presa no apartamento.
Com toda a conexão de água ligada, os bombeiros vestiram os trajes de combate ao fogo, cujo apenas o cilindro de oxigênio pesa cerca de 30 quilos. O sargento Forte explicou que a primeira medida é baixar os elevadores e desligar a conexão de energia, para evitar acidentes.
Em seguida, os bombeiros tiveram um verdadeiro teste de resistência física e psicológica. Como os elevadores estavam dasativados, eles subiram pelas escadas
carregando todo o equipamento necessário, inclusive as mangueiras que seriam utilizadas para conectar aos hidrantes de cada apartamento.
Após a exaustiva subida, os bombeiros conseguiram chegar ao vigésimo andar, onde ligaram a mangueira de água para simular a extinção de um foco de incêndio. Um voluntário fez o papel de vítima, sendo minusciosamente calculado cada movimento de retirada da vítima. Toda a operação teve a duração de aproximadamente 30 minutos.
O objetivo de toda a ação foi de condicionar os bombeiros para a dificuldade da subida em escadas com trajes pesados e que, por serem especiais para suportar o calor e a entrada de ar, acabam por se tornar extremamente quentes. "Realizamos uma simulação de treinamento em caso de incêndio em edifício alto. Tudo foi feito para treinar e deixar o pessoal preparado para a realidade da situação", afirmou o sargento.