A ação policial ocorreu quando já haviam sido retirados cerca de oito metros cúbicos
Jociano Garofolo
Quatro pessoas foram flagradas pela Polícia Militar de Votuporanga, na última terça-feira, retirando areia de forma ilegal do Córrego Boa Vista, às margens da rodovia Euclides da Cunha (SP-320). A ação policial ocorreu quando já haviam sido retirados cerca de oito metros cúbicos.
De acordo com informações obtidas com a Polícia Ambiental, o Segundo Sargento
Bertoldo, o Cabo Bernini e o Soldado Oliveira efetuavam patrulhamento rural, por
volta das 15 horas, quando avistaram quatro indivíduos manobrando tratores, extraindo a areia do leito. Segundo o Sargento Bertoldo, tal pratica é considerada crime ambiental, que diz que "executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida", a pena é de detenção de seis meses a um ano.
Diante das irregularidades, os autores, os tratores e a areia, foram encaminhados ao Segundo Distrito Policial, onde o delegado Mário Antonio Bento determinou a
apreensão e autuou os infratores, que poderão ser multados em até R$ 1,5 mil.
Bertoldo explica que para a extração de areia dos mananciais, ou de qualquer outra atividade minerária, é necessário autorização dos órgãos competentes, tanto estadual como federal.