Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O padre Edemur José Alves lamentou ontem o ato de vandalismo que destruiu o vidro da redoma e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, na madrugada de domingo, em frente a Igreja Matriz, em Votuporanga. Para o sacerdote, os fiéis estão magoados com a destruição, mas este pode ser um momento de reflexão sobre a situação de perigo e de falta de esperança com que muitos votuporanguenses, especialmente os jovens, convivem.
Em entrevista ontem ao jornal A Cidade, o padre afirmou que já foi providenciado
conserto do vidro que protegia a imagem, e que, nos próximos dias, a santa voltará a ser colocada na redoma. "Infelizmente, aquela imagem de Nossa Senhora que estava antes não pode ser restaurada, mas em um ou dois dias, outra será colocada no lugar", afirmou.
Padre Edemur lamentou a atitude dos vândalos, que ainda permanecem não identificados pela polícia. Ele lembrou que não é a primeira fez que o monumento é
atingido pela violência. "A proteção de vidro já havia sido danificada anteriormente, porém, a santa nunca havia sido quebrada".
O pároco comentou que ficou sensibilizado com o cenário de destruição deixado pelos vândalos, que além de despedaçar um objeto sacro para os católicos, atingiu um monumento histórico e marco zero da fundação do município. "Tenho percebido que o povo ficou bastante sentido e até magoado com o que aconteceu. Lamento profundamente a situação que pode ter levado uma pessoa a praticar tal gesto, pois, com certeza, deve estar passando por muitas dificuldades psicológicas e sociais, ou quem sabe, tenha até envolvimento com vícios. Acredito que este é o momento em que toda a sociedade votuporanguense deva refletir as razões desse vandalismo, a insegurança, as drogas e todo o clima negativo que tem afetado as pessoas, principalmente os jovens", disse o padre.
O vandalismo contra a imagem de Nossa Senhora ocorreu na madrugada do último domingo. De acordo com um boletim de ocorrência, registrado no Plantão Policial, indivíduos desconhecidos quebraram a redoma de vidro e arremessaram a imagem, que ficou despedaçada próximo à fonte.
Leia na íntegra a versão online