Da Redação
O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, anunciaram na última quinta-feira que, a partir de abril, os dados da
criminalidade, atualmente divulgados trimestralmente, serão publicados mensalmente e por distrito policial. A medida foi anunciada pelo governador no dia 23 de março, durante visita à 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, na zona leste da Capital.
De acordo com a resolução publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta- feira, as polícias Civil e Militar de São Paulo deverão entregar os dados da
criminalidade à Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria da
Segurança Pública (SSP) até o décimo dia do mês seguinte ao da coleta.
Anteriormente, o artigo 4º da resolução 160/2001 definia que a entrega dos dados
deveria ser feita até o vigésimo dia do mês seguinte.
A partir de 15 de abril, pela primeira vez na história, qualquer cidadão do país poderá ter acesso às estatísticas da criminalidade de São Paulo atualizadas mês a mês e detalhadas por delegacia de polícia -divulgação inédita no Brasil.
"E no futuro, as divulgações serão até por bairro", afirmou o governador Alckmin que, agora, deve transformar essa decisão em lei. Para o secretário da Segurança, essa transparência na divulgação será utilizada pela própria população na cobrança de um melhor trabalho dos policiais."A divulgação dos números vai forçar que os próprios Consegs (conselhos de segurança) obriguem a polícia a se dedicar mais naqueles bairros onde a criminalidade é maior. Não tem por que omitir dados. Eles são todos públicos", disse o secretário.
Reestruturação
Além da abertura de dados estatísticos, Alckmin anunciou que até agosto as unidades da PM em todo o Estado registrarão boletins de ocorrência -que hoje podem ser registradas pela internet. O serviço é mais voltado para a população mais pobre.
A medida é parte de uma ação para que as polícias atuem de forma mais integrada.
"Na realidade, o policial militar passa a ser uma força de trabalho do delegado de
polícia. Ele vai fazer o BO para o delegado", afirmou o secretário Ferreira Pinto.
Alckmin disse em Votuporanga, durante a cerimônia de anúncio do início das obras da duplicação da Euclides da Cunha. que as delegacias do interior não serão fechadas, mas a secretaria divulgou nota dizendo que DPs serão aglutinados.
Leia na íntegra a versão online