O prefeito Nassar Marão Filho sugeriu ontem, durante uma cerimônia de comemoração aos 131 anos do Corpo de Bombeiros, um estudo sobre a criação de uma "taxa de bombeiros", para auxiliar com recursos o trabalho da corporação no município. Ele afirmou que a medida é comum em muitos municípios e que deve ser analisada, diante da qualidade dos serviços prestados pelos bombeiros.
Em seu discurso, o prefeito Nasser Marão Filho destacou a competência com que o trabalho dos bombeiros é realizado em Votuporanga, que segundo ele é um dos
poucos onde existe base da corporação sem que se pague a chamada "Taxa de Bombeiros", um auxilio financeiro cedido pelo município para colaborar com os trabalhos prestados. Marão sugeriu que o assunto seja estudado pois segundo ele, é interesse do município que o trabalho realizado por estes profissionais seja cada vez melhor. Da mesma forma, o vereador Osvaldo Carvalho, representando a presidência da Câmara, destacou a importância do grupamento e felicitou os profissionais e seus familiares.
A data que comemora os 131 anos de criação do Corpo de Bombeiros foi lembrada em Votuporanga com a entrega de medalhas aos oficiais que se destacaram em suas atividades nos últimos dois anos. Momentos de coragem, rapidez e competência em salvamentos que marcaram a vida da população foram colocados em evidência na manhã de ontem, como forma de reconhecer o trabalho heróico destes profissionais.
O evento começou por volta das 9h15 de no Posto do Corpo de Bombeiros, localizado na avenida José Marão Filho. Lideranças militares, policiais, políticas e dezenas de familiares dos bombeiros acompanharam as homenagens, recepcionados pelo comandante do Posto, o 1º Tenente Alex Brito de Moura. Entre os que discursaram, o Capitão Claudio Perpétuo Cândido, sub-comandante do 13º Grupamento de Bombeiros, destacou o empenho dos integrantes da corporação.
O Capitão Cândido exaltou os trabalho do Corpo de Bombeiros em Votuporanga, por ser, segundo ele, uma das cidades em que mais existe a parceria entre Estado e município. "Acredito que existe uma sintonia muito forte para que o trabalho seja bem realizado. O Posto de Votuporanga é um dos que atendem mais ocorrências e isso, com certeza, ocorreu devido ao número de profissionais que aqui se empenham", afirmou o capitão.
Com emoção, Cândido destacou que o Corpo de Bombeiros não vai medir esforços para estar sempre a serviço da população, e que a missão da corporação é a preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente. "Se todo o nosso trabalho, treinamentos, gastos, aquisições materiais, estrutura, se tudo isso significar a diminuição do sofrimento de uma só pessoa, tudo terá valido a pena", destacou. Da mesma forma, o vereador Osvaldo Carvalho, representando a presidência da Câmara, destacou a importância do grupamento e felicitou os laureados e seus familiares.
Reconhecimento
Durante a cerimônia, 14 bombeiros foram homenageados, recebendo as láureas do Mérito Pessoal, por terem se destacado no cumprimento do dever. A congratulação é conferida em cinco graus, por ordem decrescente de importância, conforme normas internas da corporação. São peças de metal, costuradas em couro para uso distintivo no fardamento.
Leia na íntegra a versão online