Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) do Centro realizou uma reunião com os segmentos da segurança pública ontem pela manhã. Na ocasião, estiveram presentes o delegado seccional Maurício José Rodrigues; o sargento do Corpo de Bombeiros, Amilton Baldissera; o cabo da Polícia Rodoviária, Marcelo Valério; Jesimar Zanelato, perito do Instituto de Criminalística; capitão da PM, Fabrício Marchi; tenente da Polícia Militar, José Ramos Duarte e a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher, Edna Rita de Oliveira.
Cada representante de seu segmento fez um balanço de suas atribuições em Votuporanga e falaram de suas estruturas. De forma unânime, todas as autoridades
pediram mais efetivo. Algumas, inclusive, apresentaram grande número de municípios atendidos como é o caso da Polícia Rodoviária e do Instituto de Criminalística.
Em contrapartida, também foi discutido a demora de seleção dos concursos públicos para a Polícia. Em um dos depoimentos, um participantedisse que está há um no na primeira fase, sendo que o concurso é dividido em três etapas. Foram abertas mais de 400 vagas para a Polícia Civil.
O presidente do Conseg, José Francisco Breviglieri, destacou que as reuniões são
abertas para a população. "Foram anotadas as reivindicações e o objetivo é fazer
chegar até os líderes. Estamos realizando a nossa parte", ressaltou.
Os Conselhos são entidades compostas por líderes comunitários do mesmo bairro. As lideranças se reúnem, voluntariamente, para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre várias lideranças locais. É composto por representantes das polícias Civil e Militar, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público e da própria comunidade.