Auto escolas passarão a ser acompanhadas, avaliadas e credenciadas para adequação
Da Redação
A assinatura do decreto que tira o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, o Detran, da responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública vai acarretar diversas mudanças, quem incluem também as auto escolas e despachantes. Sem admitir abertamente que a transferência entre pastas tenha como objetivo combater a corrupção, o governador afirmou que a mudança pretende “diminuir a burocracia” na emissão da Carteira Nacional de Habilitação e na regularização de veículos, por exemplo.
“Na medida em que temos transparência, isso (a corrupção) tende a reduzir imediatamente. Quando você simplifica, elimina os intermediários”, disse Alckmin. Os intermediários, como despachantes, pivôs de muitas das denúncias, chegam a cobrar R$ 300 para efetuar procedimentos que poderão ser feitos diretamente pelo usuário. “As taxas não mudam, mas vai ficar mais barato indiretamente. E mais rápido”, afirmou.
O secretário de Gestão, Júlio Semeghini, adiantou que em 45 dias irá ao ar o novo
portal do Detran, com os principais serviços online. Além disso, o governo disponibilizará um número, ainda não divulgado, para esclarecer dúvidas, além de prestar atendimento. Também serão utilizadas as redes sociais na internet para informar os usuários, segundo Semeghini.
A troca de pastas irá liberar policiais para cumprirem funções no policiamento. Segundo o governador, no entanto, a investigação sobre denúncia de corrupção no
Detran continuará sendo feita pela Corregedoria. A polícia investiga o desvio de R$ 30 milhões arrecadados com o seguro obrigatório de veículos, o DPVAT, gastos por meio da contratação pelo órgão de mão de obra terceirizada entre 2000 e 2007.
Auto Escolas
Os Centros de Formação de Condutores (CFCs), as chamadas autoescolas, também estão na mira do governo. O Detran passará a investir em treinamento e suporte para as escolas, médicos e psicólogos que atendem a população. A coordenação do órgão fará acompanhamento, avaliação e credenciamento dos parceiros para “adequação ao novo modelo”. O novo coordenador do Detran é o ex-superintendente do Poupatempo Daniel Annemberg. Segundo ele, sua missão é dar ao órgão o “padrão Poupatempo de atendimento”. O serviço, marca do governo de Mário Covas, é aprovado por 97% dos usuários no Estado, segundo o governo.