Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Uma grande operação policial fez muita gente sair de casa e olhar para o céu no início da noite de ontem, em Votuporanga. A Polícia Militar, através do helicóptero Águia e da participação de equipes da Força Tática de várias cidades da região realizou uma grande operação de combate ao tráfico de drogas, em vários bairros da cidade.
A ação policial começou por volta das 18 horas e partiu do prédio da Terceira Companhia do 16º Batalhão da Polícia Militar, localizado na rua Minas Gerais e teve fim porvolta das 22 horas. O capitão PM Fabrício Marchi Tiago afirmou que vieram viaturas da região de São José do Rio Preto, Catanduva, além de Votuporanga, para participar das buscas.
"A operação é motivada pelo treinamento que as equipes da Força Tática realizaram em Votuporanga nesta sexta-feira. Nós aproveitamos o grande número de policiais que estão na cidade para atacar com força o problema das drogas, nos pontos da cidade onde há maior incidência de casos", afirmou o capitão.
Até o fechamento desta edição não foram apresentados números sobre a operação, que percorreu toda a Zona Norte, Estação, Jardim da Palmeiras I e II, Cosme e Damião e São João.
Treinamento
Horas antes da operação, dezenas de policiais militares integrantes da Força Tática da Polícia Militar do CPI-5, que abrange a região de São José do Rio Preto, Catanduva e Votuporanga se reuniram durante a tarde na cidade para participar de um treinamento com integrantes da Tropa de Choque, de São Paulo. Os policiais receberam intruções práticas e teóricas sobre o modo correto de agir em casos de controle de distúrbio com multidão, como por exemplo em manifestações populares violentas.
O treinamento começou por volta das 13 horas no auditório da Associação Antialcoólica e foi ministrada pelo Tenente Veríssimo, da capital. De acordo com informações do capitão da Polícia Militar de Votuporanga, Fabrício Marchi Tiago, atividades como a de ontem ocorrem trimestralmente, sempre em cidades diferentes.
O capitão Marchi disse também que em Votuporanga a Força Tática atua com duas equipes e que são designadas para atender crimes de acordo com a necessidade do momento. "Nós direcionamos as equipes de acordo com as estatísticas de criminalidade. Como por exemplo, os roubos que ocorreram no final do ano passado", afirmou
Questionado sobre qual é a avaliação sobre as atividades policiais no ano de 2010, o capitão Marchi apresentou números que mostraram redução de algumas modalidades de crimes.
Segundo ele, apesar de "ondas" de furtos e roubos em algumas épocas do ano passado, os crimes diminuíram com relação a 2009. "o ano passado teve cerca de 400 furtos a menos.
"Foram registrados aproximadamente 1900 furtos em 2009 e 1400 em 2010. Já roubos foram cerca de 130, contra 90 no ano passado. Por outro lado, o número de furtos a veículos aumentaram, mas vamos continuar trabalhando", disse o capitão.
Leia na íntegra a versão online