Jociano Garofolo
Uma cobra jibóia de 1,63 metro de comprimento foi localizada por policiais ambientais de Votuporanga no banheiro de uma residência, na rua Javari, Vila Nova, na tarde de ontem. A polícia suspeita que o morador da casa tenha capturado o réptil na Zona Rural e que o mantia trancado para exibí-lo para conhecidos.
De acordo com o sargento Rogerio Marques Fernandes, da Base da Polícia Ambiental de Votuporanga, a ação foi realizada por volta das 15h15, em vista de uma denúncia anônima. Os policiais foram informados que um rapaz, J.C.R., mantinha uma cobra em cativeiro, e que vez ou outra, saía com o réptil para a rua para mostrá-lo aos vizinhos.
Quando chegaram a casa do indivíduo, a viatura de patrulhamento rural foi até o local e encontrou a cobra, no interior de um banheiro externo do imóvel. Questionado sobre a cobra J.C.R. afirmou que a cobra caiu de uma caminhonete que passava próximo à residência dele e decidiu então capturar a jibóia para posteriormente apresentá-la à Polícia Ambiental.
Diante da situação, foi lavrado um termo circunstanciado e o indivíduo foi autuado pelo artigo 29 pela Lei Federal 9605/98, por manter em cativeiro animal da fauna silvestre e pode pegar até um ano de detenção, além de ter que pagar multa de R$ 500. Quanto a jibóia, passará por um laudo veterinário para posteriormente ser devolvida ao habitat natural dela.
Leia na integra a versão online