Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A Polícia Ambiental de Votuporanga flagrou na última quarta-feira um pescador armando rede para pesca no Rio São José dos Dourados. Com o homem foram encontrados 14 quilos de peixe da espécie Curimba, que após serem apreendidos foram doados a Casa Abrigo Irmãos de Emaús.
De acordo com informações Segundo Sargento Rogerio Marques Fernandes, da Base Operacional local, a ação policial ocorreu por volta das 19 horas, durante patrulhamento rural realizado por ele, em companhia do Cabo Crespo e do soldado Paulo. A.D.A, de 33 anos, morador da Fazenda São Bento foi surpreendido retirando os peixes do rio com uma rede de aproximadamente 50 metros de comprimento.
Diante da irregularidade, foi lavrado um Auto de Infração de Pesca, devido a utilização de petrecho não permitido, no valor de R$ 1280. A.D.A. também responderá por crime ambiental, artigo 34 da Lei Federal 9.605/98, cujo a pena varia de 1 a 3 anos de prisão.
Ainda de acordo com o Sargento Fernandes a pesca em qualquer modalidade (vara ou redes) está proibida no rio São José dos Dourados. Apesar de toda a nossa fiscalização, este tipo de infração ainda é muito comum. "Estamos em pleno período da piracema, época de reprodução dos peixes, este tipo de crime prejudica substancialmente a reprodução das espécies", afirmou
Leia na íntegra a versão online