Maior incidência com acidentes ocorre nos lares com renda familiar de até dois salários
Da Redação
O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo firmou parceria com a Ong Instituto Mensageiros para lançar o Projeto Chama Segura, que tem como objetivo reduzir os acidentes domésticos com gás de cozinha - o gás liquefeito de petróleo (GLP). O lançamento do projeto ocorrerá no dia 26 de março, na comunidade Ticoatira, na zona leste da Capital.
De acordo com os bombeiros, a maior incidência com acidentes desta natureza ocorre nos lares com renda familiar de até dois salários mínimos. Os principais fatores de risco são o pouco conhecimento sobre o uso correto do GLP e a falta de recursos para a manutenção dos equipamentos de instalação - mangueiras, reguladores e abraçadeiras. “O projeto está alinhado às políticas públicas de segurança e saúde”, diz o comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo, coronel Luiz Humberto Navarro.
O Projeto Chama Segura será levado aos bairros que registram as maiores incidências de acidentes no uso de gás doméstico, conforme estatística da corporação. Em 2010, ocorreram na Capital 966 acidentes até o dia 12 de outubro, contra 1.352 de janeiro a dezembro de 2009. A maioria desses acidentes aconteceu em áreas periféricas. Em todo o Estado, foram 2,4 mil no ano passado.
Leia na íntegra a versão online