O conhecimento sobre a maneira certa de agir diante de uma situação crítica. Esta frase resume bem sobre as palestras ministradas por soldados do Posto do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, que aplicaram na tarde de ontem um treinamento de brigada de incêndio a funcionários públicos municipais.
O treinamento ocorreu às 14 horas, no auditório do prédio da Secretaria de Educação e Cultura, na rua Santa Catarina. Os funcionários da Prefeitura tiveram a oportunidade de se capacitar sobre como agir em caso de incêndios (fogo sem controle humano) e princípios de incêndio.
Os sargentos Souza e De Paula, responsáveis por transmitir o conteúdo teórico, explicaram que a brigada de incêndio é uma organização interna, formada neste caso por funcionários da Prefeitura, preparada e treinada para atuar com rapidez quando necessária. De Paula afirmou que todos devem estar alerta sobre a forma de se abandonar uma edificação, ou parte dela (através das saídas de emergências), e acionar o sistema de segurança em casos de incêndio.
Na parte prática da capacitação, comandada pelo sargento Suzuki, com o auxílio de vários bombeiros, os funcionários presenciaram as formas corretas de se combates os elementos do fogo (calor, oxigênio e combustível) no momento em que acontece a reação em cadeia que gera a combustão. Através de demonstrações, os bombeiros mostraram técnicas de abafamento, resfriamento e isolamento, utilizadas em situações de emergência. (JG)
Leia na íntegra a versão online