Da Redação
O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, anunciou que serão criadas mais 777 vagas para escrivães da Polícia Civil. O comunicado foi feito durante a entrega de 639 viaturas para a Polícia Militar, ontem (13).
"Serão extintos mil cargos de carcereiros, pois hoje não há mais necessidade de tal número, e o grande gargalo da Polícia Civil é a falta de escrivães", acrescentou Ferreira Pinto. Segundo o secretário, a abertura desses novos postos deverá preencher a carência de funcionários.
Desde 2007, o governo contratou 24.475 policiais, sendo 3.054 policiais civis. Neste momento, há nove concursos em andamento, com 6.376 vagas abertas, sendo 1.951 para policiais civis, 4.318 para policiais militares e 107 para policiais técnico-científicos.
Em recente audiência pública na Câmara de Votuporanga, o diretor do Deinter-5, Antonio Mestre Júnior, ouviu reclamações de lideranças políticas de toda a região, cobrando mais policiais nas delegacias. Algumas estão funcionando em situação precária, com dois ou três funcionários, como é o caso de Valentim Gentil, que, além do delegado, tem apenas mais dois policiais. O delegado de Cosmorama, Elízio Aparecido Ferreira, por exemplo, atende três cidades, além do plantão policial. Alguns prefeitos também reclamaram do baixo efetivo da Polícia Civil em suas cidades, pleiteando mais atenção por parte da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Leia na íntegra a versão online