Novo comandante dos bombeiros disse que Samu atenderá principalmente casos clínicos
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O novo responsável pelas atividades do Posto do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, o tenente da Polícia Militar Alex Brito de Moura, disse ontem que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que será instalado em Votuporanga, trabalhará em sincronia com as unidades de resgate dos bombeiros. Para Brito, a implantação do serviço será de grande valor para o aumento da qualidade e da eficiência nos atendimentos de urgência.
As afirmações foram feitas na manhã de ontem, durante visita às dependências do jornal A Cidade. Brito, que recebido pela diretora Jociene Bianchini Ferreira, explicou que com a implantação do Samu, os atendimentos serão setorizados. O Samu ficará responasável em atender casos clínicos, ou seja, problemas de saúde, enquanto os bombeiros atenderão casos de traumas, como acidentes por exemplo.
Apesar da divisão, o tenente explica que todo o trabalho deverá ser feito de forma conjunta, para que a rapidez, eficiência e a qualidade no atendimento se potenciem. "A grande vantagem do Samu será a presença de um médico, que em determinadas situações também poderá auxiliar em ocorrências dos bombeiros. Apesar das prioridades dos atendimentos serem divididas, os bombeiros também vão auxiliar no que for necessário, inclusive abrindo as portas da base para que os enfermeiros e outros profissionais possam aprender a rotina dos atendimentos de emergência", destacou.
Brito afirmou também que o Corpo de Bombeiros tem buscado fortalecer o chamado "plano de auxílio mútuo", ação que envolve vários setores da sociedade, que podem auxiliar os trabalhos da corporação em situações especiais. Segundo ele, "o plano conta com apoio de empresas da cidade, usinas da região, do Ministério Público, Poder Judiciário e Prefeitura para dar conta de situações em que são maiores ao poder de atuação dos bombeiros".
Como exemplo, o tenente da PM destacou as queimadas que ocorreram no ano passado, durante o período de estiagem. "O plano de auxílio mútuo foi firmado com as usinas da região e também com as prefeituras, que utilizaram caminhões pipas e maquinários para combater o fogo, tarefa que seria muito complicada apenas para os bombeiros".
O tenente assumiu o Posto do Bombeiros local no dia 1º de dezembro de 2010 e está à frente de 32 soldados. Ele já comandou o por três anos o pelotão da 3ª Companhia da Polícia Militar de Votuporanga.
Leia na íntegra a versão online