Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Cleonice Ferreira Dias, de 31 anos, foi a quarta vítima de homicídio em Votuporanga desde o dia 30 de dezembro. Ela foi esfaqueada no peito durante uma discussão com o companheiro, na noite de sábado, na frente de uma pensão na rua Bahia, área central de da cidade. Apesar de ser socorrida, Cleonice não resistiu e morreu na emergência da Santa Casa.
O nome apontado como autor do crime é Pedro Donizeth dos Santos, pedreiro, de 41 anos, que morava em Paranaíba, Mato Grosso do Sul. Ele alegou que a morte foi acidental e que Cleonice se feriu quando ele tentava desarmá-la.
O crime aconteceu por volta das 21h50 e foi registrado como violência doméstica, seguida por homicídio simples. Segundo informações da Polícia Civil, os policiais militares Modesto e Edilson foram os primeiros a chegar para atender a informação sobre o assassinato.
No local, uma pensão, o proprietário, D.D.B., de 45 anos, informou aos policiais que no último dia 5 hospedou o casal Pedro e Cleonice em um dos quartos do estabelecimento. No sábado (8), ele e outras testemunhas que convivem no lugar, disseram ter visto o casal discutindo por algumas vezes. À noite, Pedro e Cleonice estavam na frente da pensão, quando novamente iniciou-se uma discussão mais intensa. De acordo com a versão do acusado, após várias ofensas verbais, a mulher teria entrado no estabelecimento e voltado com uma faca nas mãos e tentado agredir Pedro.
Ainda de acordo com o acusado, quando ele tentou retirar a faca das mãos da vítima, acabou atingindo Cleonice no ombro. Após o golpe, ela correu para os fundo da pensão gritando por socorro e caiu ao chão. O proprietário da pensão acionou a PM e a unidade do resgate do Corpo de Bombeiros, que conduziu a vítima, ainda consciente, para que recebesse atendimento médico de urgência no Pronto Socorro da Santa Casa.
No hospital, Cleonice não resistiu à gravidade do ferimento e morreu. Profissionais da Polícia Científica estiveram no local para realizar perícia na cena do crime. A faca utilizada para matar Cleonice foi encontrada e recolhida para exames periciais.
A elaboração do inquérito sobre a morte está a cargo da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Votuporanga. A delegada Edna Rita de Oliveira disse à reportagem que Pedro Donizeth dos Santos foi preso em flagrante delito acusado pela morte de Cleonice e que, por enquanto, aguarda determinação da Justiça recolhido na Cadeia de Votuporanga.
4ª vítima
O assassinato do último sábado foi o segundo em 2011 e o quarto registrado na cidade em pouco mais de nove dias. O homicídio de Cleonice Ferreira Dias soma-se às mortes de Ezequiel Alves Cardoso Junior, de 21 anos, Cláudio Luiz Figueiredo, de 38 anos, e Humgles Rogério da Silva, de 31, todos ocorridos desde 30 de dezembro.
Ezequiel foi encontrado morto na rua Primo Furlani, no bairro São Damião, na noite de 1º de janeiro. Ele foi atingido com um objeto cortante no coração. Já Cláudio e Humgles foram vítimas de vários disparos na Travessa Beija-flor, no Pró-povo, no penúltimo dia do ano.
Na última semana, o delegado João Donizete Rossini, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Votuporanga, divulgou que o autor do duplo homicídio foi identificado como W.A.B., de 24 anos, residente em uma casa localizada em frente ao local do crime. Ele alegou que efetuou os disparos em legítima defesa e aguarda o desenrolar do caso em liberdade.
Leia na íntegra a versão online