Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O ano é novo, mas os crimes nem tanto. Após ligeira folga, mais uma caminhonete foi furtada em uma rua de Votuporanga na manhã de ontem. Foi o décimo primeiro veículo com características semelhantes furtado na cidade desde o dia 10 de setembro. A polícia segue à caça dos criminosos, mas até o momento ninguém foi preso e apenas uma caminhonete foi recuperada.
O furto desta quinta-feira ocorreu por volta das 12h05. O industrial Isaias Rodrigues Camargo, de 73 anos contou à polícia que estacionou sua GM Chevrolet D 10, ano 1982, de cor azul, com placas CLX-6024 de Votuporanga, na frente de sua residência, na rua Minas Gerais, no bairro São João.
Cerca de 15 minutos depois, a vítima constatou que seu veículo não estava mais no local onde havia deixado e acionou a Polícia Militar. Uma mulher que mora nas proximidades informou que viu quando um homem de meia idade, de pele clara, trajando camiseta branca, entrou na cabine da caminhonete e saiu tomando rumo ignorado.
Durante todo dia de ontem, várias viaturas da PM e da Polícia Rodoviária fizeram buscas por estradas da região, mas até as 18 horas, nada foi encontrado. A investigação da Polícia Civil segue ainda sem pistas concretas que possam solucionar as ações criminosas.
A semelhança dos furtos leva a crer que foram cometidos pelos mesmos indivíduos. As caminhonetes subtraídas eram todas com o ano de fabricação entre 1979 e 1989. Os furtos ocorreram durante a luz do dia. Apenas no dia 22 de setembro, duas caminhonetes foram subtraídas em pouco mais de três horas.
Até o momento, a única ação positiva com relação a essa modalidade de crime ocorreu no dia 25 de novembro. Cortadores de cana-de-açúcar localizaram, de maneira não intencional, uma caminhonete furtada escondida no meio de uma plantação, às margens da rodovia Péricles Belini (SP-461). A polícia esteve no local e devolveu o veículo ao legítimo dono.A suspeita é que o ladrão tenha abandonado o veículo para buscá-lo posteriormente, quando a procura policial diminuísse.
Motocicleta
Os furtos à motocicletas também continuam. Na última quarta-feira, um home de 35 anos teve seu veículo furtado do estacionamento da empresa em que trabalha, na Zona Norte da Cidade.
O chefe de seção Leandro José Alves disse à polícia que deixou sua Honda CG 125 Fan, de cor preta, ano 2009, com placa CDS-2475 de Votuporanga, estacionada e destrancada no pátio da empresa que trabalha por volta das 12h30.
Ao término do serviço, por volta das 18h51, Alves foi surpreeendido ao constatar que o veículo não estava mais no local. A Polícia Militar foi acionada, mas não obteve êxito em localizar a motocicleta.
Leia na íntegra a versão online