As duas vítimas são motoristas de Palmares Paulista; eEles foram dominados no dia 30 de novembro
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Policiais civis da DIG (Delegacia de Investigações Gerais de Votuporanga), em ação conjunta com as polícias Militar e Civil de Goiás, estouraram um barracão em Itumbiara-GO e recuperaram três carretas, sendo que duas delas foram roubadas em um posto de combustíveis, às margens da rodovia Euclides da Cunha (SP-320), em Votuporanga, na semana passada. As duas vítimas são motoristas de Palmares Paulista. Eles foram dominados no dia 30 de novembro, pela manhã, próximo a um posto de combustíveis localizado a cerca de um quilômetro do trevo de acesso à rodovia Péricles Belini (SP-461), em Votuporanga. Os motoristas foram levados até Ouroeste, onde acabaram libertados em um matagal. A quadrilha fugiu com os caminhões e com os bitrens, carregados com milho e sal, em direção a Minas Gerais.
Ação
As informações foram passadas pelo delegado responsável pela DIG, João Donizeti Rossini, que contou à reportagem do jornal A Cidade, que a localização dos veículos aconteceu após o envio de três investigadores locais ao município mineiro de Prata. "Chegou para nós a informação de que o bitrem de carga de uma das carretas roubadas havia sido abandonado em Minas Gerais. A equipe se deslocou até lá, junto com uma das vítimas e confirmou a apreensão", afirmou Rossini.
Ainda de acordo com o delegado, no período em que estavam efetuando diligências em Prata, a empresa responsável pelo sistema de monitoramento das duas carretas informou que os sensores de localização, que haviam sido desligados pelos assaltantes no dia do crime, voltaram a funcionar de maneira repentina. O sistema de segurança apontava que os dois veículos estavam parados no município goiano de Itumbiara.
Aproveitando o lance de sorte, os investigadores da DIG partiram para Goiás, onde entraram em contato com a Polícia Militar e a Civil daquele estado. Uma operação foi montada e os policiais invadiram um barracão na periferia da cidade, onde foram encontradas as duas carretas e um bitrem, roubados em Votuporanga, e mais uma carreta que também havia sido alvo da quadrilha em outro município.
Adulteração
Ao contrário do barracão "estourado" pela PM no Bairro São Cosme, em Votuporanga, em junho deste ano, que funcionava como um desmanche clandestino em que os caminhões eram inteiramente desmontados, a ação da quadrilha de Itumbiara se limitava a adulteração dos chassis dos veículos. Rossini explica que o local servia como ponto de remarcação da numeração dos chassis, e também para falsificação da documentação, e que, posteriormente, os veículos seriam comercializados sem levantar suspeitas das suas procedências. Os veículos
foram apreendidos e devolvidos aos legítimos proprietários, após realização da perícia. Apesar do sucesso da ação, mais um caminhão foi roubado na região na última segunda-feira.
O crime ocorreu no distrito de São João do Marinheiro, em Cardoso. Bandidos armados renderam e mantiveram como refém um caminhoneiro por várias horas e levaram o caminhão e a carga. Nos últimos 60 dias, foram roubadas nove carretas.
Leia na íntegra a versão online