Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga teve ontem o seu quarto roubo a mão armada registrado em quatro dias. Um indivíduo desconhecido ameaçou funcionários de uma farmácia na zona norte e fugiu levando aproximadamente R$ 1,2 mil e um aparelho celular.
O crime aconteceu por volta das 16 horas em um estabelecimento comercial na avenida Joaquim José de Moraes, no Conjunto Residencial Prado. De acordo com testemunhas, um indivíduo de etnia negra, usando um capacete, óculos de sol e uma blusa da cor preta, chegou ao local caminhando. O bandido anunciou o assalto, subtraiu a quantia em dinheiro e ainda levou um aparelho celular.
Com o produto do roubo em mãos, o criminoso fugiu do local e atravessou uma viela, que dá acesso à rua Rubens Zanini. No local estava estacionada uma motocicleta, que o indivíduo utilizou para fugir. A Polícia Militar foi acionada e fez diversas buscas pelos bairros da região, mas não conseguiu localizar o assaltante.
Crimes
Desde o dia 23 de novembro, foram registrados sete roubos, praticamente um a cada dois dias. De segunda-feira até ontem, foi registrada uma ocorrência dessa modalidade por dia. Segundo a polícia, os crimes parecem ser praticados por pessoas diferentes, mas são empregadas as mesmas estratégias.
Os criminosos agem armados e chegam aos locais sempre através de motocicletas, com as cabeças cobertas por capacetes, que geralmente apresentaram viseiras escuras ou espelhadas.
Outro detalhe é que sempre trajam camisetas com as mangas compridas ou blusas de moleton, possivelmente para encobrir alguma tatuagem ou detalhe que possam identificá-los posteriormente Na maioria dos casos, os assaltantes contaram com a "cobertura" de comparsas, que ficaram do lado de fora, em outro veículo, vigiando a movimentação.
Dos assaltos registrados, dois tiveram como vítimas pedestres que haviam acabado de sacar dinheiro em agências bancárias. O método de roubo é conhecido popularmente como "saidinha de banco", em que as vítimas são observadas desde o momento em que estão no interior das agências e seguidas pelos bandidos, à espera de um momento oportuno para a abordagem.
Os outros cinco crimes envolveram estabelecimentos distintos. Foram roubados uma padaria, uma sorveteria, uma agência dos Correios, um mini-mercado e uma farmácia, ontem.
Leia na íntegra a versão online