Jhonatan Junio Santos, 18 anos, vai a julgamento hoje, acusado de ser um dos agressores do jovem Tonny Pires Custódio
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Jhonatan Junio Santos, de 18 anos, acusado de ser um dos agressores do jovem Tonny Pires Custódio, nas proximidades de uma casa noturna da cidade, será julgado hoje, a partir das 9 horas, no Tribunal do Júri da Comarca de Votuporanga. Santos vai a júri popular, cujos jurados foram sorteados no dia 5 deste mês.
O juiz de Direito Jorge Canil é quem deve presidir o julgamento. Jhonatan Junio Santos terá como defensora a advogada Cláudia Cristina Diaz de Andrade e a acusação será feita pelo promotor José Vieira da Costa Neto.
O juiz da Vara da Infância e da Juventude, José Manuel Ferreira Filho, assinou no dia 7 de agosto a pronúncia de Jhonatan e de outros quatro acusados, ato que definiu que todos vão a júri popular. São acusados de participação no espancamento André Henrique Santos, de 19 anos, Elder de Souza, de 18 anos, Flávio Henrique Malavazi, de 19 anos, e o menor L.V.E., de 17 anos. Apesar de todos terem sido pronunciados, apenas a defesa de Jhonatan desistiu do recurso. De acordo com a advogada Cláudia de Andrade, a decisão de não recorrer se deu
para evitar que seu cliente permanecesse mais tempo preso, o que, segundo ela, "seria ainda mais prejudicial para alguém inocente, sem antecedentes criminais, com apenas 18 anos e com uma vida inteira pela frente".
De acordo com o processo, o réu deve ser julgado por ter agido por motivo fútil, empregando meio cruel, através de chutes, socos, pisões sobre o corpo da vítima, que não ofereceu defesa alguma. Consta contra ele a agravante de ter cessado o massacre apenas quando suspeitaram que Tonny estivesse morto. Ainda segundo a advogada, a estratégia da defesa será de convencer o júri de que Jhonatan estava presente no local dos fatos, mas que não participou das agressões sofridas por Tonny, ficando apenas como espectador. A defensora pretende alegar que seu cliente está sendo acusado por um crime cometido por outros.
VEJA OS NOMES SORTEADOS PARA
A COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DE SENTENÇA
Suseli Aparecida Pupim Vignoto
Adalberto Dráuzio Sanches Fernandes
Maria Célia Job
Uelinton Garcia Peres
Walter Biaccio Lelis Ferreira
Ana Paula Navarrete Munhoz
Fernando Luis Rossini
Nelson Rigueira
Agliberto Hélder Teixeira Nunes
Luciano Steluti Padovani
Lineu Ferreira da Silva
Eliane Beloni Murassi Davanço
Alessandra Muniz Silva M. de Carvalho
Isac Ferreira da Silva
Lucas Barbosa Lopes de Souza
Agostinho da Silva Ianhas
Elisabete da Silva Gardini
Altino Regiani Júnior
Bento Gonçalves dos Santos Filho
Maraísa Beraldo Sanches
Edson Antonio Pistilli
José Francisco Breviglieri
Jéssica Doná Maschio
Juliana Smith Gallo
Janete Soares de Lima
Leia na íntegra a versão online