Os policiais ambientais surpreenderam os caçadores com a carcaça de uma capivara e vários materiais utilizados para caça
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A Polícia Ambiental da Base Operacional de Nhandeara prendeu na última quarta-feira três indivíduos por praticarem caça de animal silvestre. Eles foram surpreendidos com a carcaça de uma capivara, vários materiais utilizados para caça e três cães, treinados para encontrar bichos na mata.
De acordo com informações do Cabo Franhan, policiais militares realizavam patrulhamento rural, quando por volta das 16h30, no córrego da Ponte Nova, em Nhandeara, avistaram três indivíduos percorrendo as margens com os cães. Os animais latiam muito, o que levantou suspeita de que estariam praticando caça. Imediatamente após, a equipe efetuou um cerco no local e solicitou o apoio de outra viatura, para realizar a abordagem.
J.R.B, A.L.B. e L.S.M. saíram da mata e tentaram fugir. Eles utilizavam um automóvel VW Gol, de cor prata, com placas BMP-4212 de Nhandeara, quando foram surpreendidos pelos policiais. No interior do veículo foram encontrados a carcaça de uma capivara, facas e facões e uma fisga de metal de 32 centímetros.
Foi dada voz de prisão aos infratores que foram e conduzidos à Delegacia de Polícia de Nhandeara, onde foram autuados pela Lei Federal nº 9605/98(Caça). Foi solicitado a presença na de um veterinário que examinou a carcaça e confirmou se tratar da espécie "Hidrochaeris Hidrochaeris", popularmente conhecida como "capivara". Cada um dos envolvidos teve que pagar multa de R$ 500 e o veículo foi apreendido, pois estavam sem os documentos de porte obrigatório e com o licenciamento vencido.
Leia na íntegra a versão online