Distribuidoras relatam dificuldade para comprar botijões o que pode refletir futuramente no preço
Falta de botijões já compromete abastecimento da cidade e pode refletir futuramente no preço ao consumidor. (Foto: Reprodução)
Lara Giolo
Estagiária sob supervisão
A pandemia do coronavírus já começa a provocar transtornos em mais aspectos do que apenas de saúde e econômicos. Algumas distribuidoras de gás de cozinha amanheceram fechadas ontem em Votuporanga por conta da falta de botijões, o que pode acabar refletindo também no preço do produto.
O jornal
A Cidade entrou em contato com alguns distribuidores. Segundo eles, diante do grande aumento na demanda, em razão do isolamento social, os fornecedores acabaram ficando com baixos estoques e estão com dificuldades de abastecer a cidade. Em alguns casos o reabastecimento das distribuidoras está sendo feito apenas de dois em dois dias.
“Tive que aumentar apenas R$2,00 no valor do gás de cozinha por conta da transportadora, mas isso aconteceu antes do coronavírus chegar aos Brasil”, disse o responsável de uma distribuidora localizada na avenida Nasser Marão.
Antes os estabelecimentos recebiam entre 250 a 300 botijões por carga. Agora, a entrega está sendo limitada a no máximo 70 botijões por estabelecimento. “Chega no meio do dia, o estoque já está esgotado”, completou.
A redação do
A Cidade tentou contato em diversas distribuidoras, mas poucas atenderam justamente por estarem fechadas por conta da falta do produto.
Em outro estabelecimento, também localizado na Nasser Marão, a proprietária informou que os custos se elevaram um pouco por conta do transporte e pela dificuldade de encontrar o produto, porém ainda não houve alteração no preço final ao consumidor. “Continua no mesmo valor”, finalizou.
De acordo a Petrobrás e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), a corrida da população para comprar botijões tem esvaziado os postos de venda, o que pode elevar o preço. A Petrobrás, inclusive, fez a importação de um volume adicional do produto.