Da redação
Os prontuários de papel têm data certa para acabar. As unidades de saúde de todo o país terão até o dia 10 de dezembro para substituí-los pelos prontuários eletrônicos. O novo sistema tem como objetivo unificar as informações de cada paciente atendido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em Votuporanga o sistema eletrônico já foi implantado desde 2012.
Os prontuários eletrônicos vão conter informações sobre atendimento, diagnóstico, procedimentos, internações, exames e prescrição de remédios de cada paciente. As informações deverão ser obrigatoriamente cadastradas pelas unidades básicas de saúde e repassadas ao Ministério da Saúde. O cadastro dessas informações tem como objetivo ter um sistema nacional digitalizado, com todos os brasileiros que utilizam o atendimento do SUS.
Com isso, o Ministério da Saúde visa melhorar atendimento aos pacientes em qualquer localidade do país, mesmo fora do seu domicílio, já que o médico terá acesso a todas as informações necessárias, como por exemplo, se o paciente é alérgico a alguma medicação.
A digitalização também permitirá que os gastos do SUS sejam monitorados pelo Ministério da Saúde. Além disso, o paciente terá acesso a alguns dados do histórico, como agendamentos de consultas, pedidos de exame, encaminhamentos para especialistas e fornecimento de remédios.
Em nível nacional, cerca de 76 % das unidades de saúde ainda utilizam os prontuários de papel. O novo sistema também será utilizado nas visitas do programa “Saúde da Família” e dos agentes de saúde.
Votuporanga já aderiu o sistema de prontuário eletrônico desde 2012, quando foi implantado o SissOnline (Sistema Inteligente de Serviços da Saúde). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ainda não se sabe se o sistema nacional irá alterar no prontuário utilizado no município, mas é possível que não haja nenhum tipo de mudança.
Em setembro os agentes de saúde de Votuporanga receberam tablets para atendimento aos cidadãos do município, utilizados para coleta de dados durante visitas domiciliares, com o intuito de agilizar o atendimento. (Colaborou Rivaldo Silva)