Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Hoje é sábado, fim da décima segunda semana do ano. Vigésimo terceiro dia do mês de março. Ano de 2024. Estamos no outono, estação do ano em que as folhas caem, adubam a terra, preparando-a para o inverno que se aproxima e, em seguida, para a primavera.
Dia, semana, mês, ano, estação do ano, todos são ciclos e, no centro de todos esses períodos, estamos nós, cada um de nós seres humanos. Frequentemente, esquecemo-nos de encerrar ciclos para dar início a novos. Na vida, é necessário desapegar, deixar as “folhas secas” caírem para que as novas apareçam.
Março é um mês que os olhares se voltam para as mulheres; logo, hoje, escolhi fechar a nossa semana, trazendo uma reflexão sobre os ciclos da nossa vida: falaremos sobre mulheres e seus ciclos. E eu te convido a olhar para isso, seja você homem, para entender as nossas fases, seja você mulher, para acolher e aproveitar a energia que flui a cada um desses momentos. Entender a natureza cíclica da mulher é conhecer um pouco desse feminino, que não nos coloca nem em posição acima nem abaixo, apenas nos coloca na posição de mulher, assim bela, assim filha, assim irmã, assim esposa, assim mãe, assim profissional, somente assim - nos infinitos papéis que exercemos como seres humanos - apenas no nosso lugar de potência de mulher.
Lembro aqui que nossa coluna é apenas um espaço onde compartilho o que tenho em mãos hoje, que trago dos aprendizados, que avaliei no meu maior laboratório que é a minha vida, e você pode escolher validar na sua!
Hoje, a mulher e os ciclos femininos, constituem o núcleo da nossa reflexão. A mulher passa por quatro ciclos todos os meses, assim como as estações do ano. Iniciando o mês, a fase menstrual, o Inverno. Ela acontece de 3 a 7 dias e, como as fases da lua, é a lua nova. É o momento em que a mulher está contemplativa, com a energia para dentro, quer se resguardar e deve fazer isso. Bom período para analisar o que já foi, parar, respirar, sentir e ouvir a sua intuição.
Logo após a menstruação, a mulher entra na sua Primavera, começa a florescer. Sua energia está fluindo para fora. É a sua fase da lua crescente, pré-ovulatória. A mulher está focada, pronta para fazer tudo que surgir, produzindo muito e com foco. É o seu melhor momento para iniciar coisas novas, novos projetos, ir para a ação. Está cheia de disposição e criatividade.
É após esses dois períodos (que duram mais ou menos uns 13 dias) que a mulher entra no seu Verão, na sua fase da ovulação. Está aberta às pessoas, atraindo o outro. Sua energia nessa fase é magnética! É o seu momento de lua cheia. Quer abraçar o mundo, quer fazer e brilhar. É realmente o seu momento fértil, de bem-estar e gratidão. A mulher sente-se mais sexy e está radiante. Bom momento para sair e se divertir, fazer negócios.
Então, é chegada a fase da lua minguante, do deixar ir, do Outono. É uma fase onde a energia volta-se para dentro de novo. A mulher fica mais cansada e pode passar pela famosa TPM. Nesse momento é normal a mulher sentir raiva, agir conforme a sua vontade, sem justificativas. É o momento de deixar ir, deixar morrer algumas coisas que não fazem mais parte do seu momento. A energia cai. É um momento propício para se cuidar e transformar a fase de TPM, “tensão pré-menstrual” em “tempo para mim”.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Perceba cada um dos ciclos de sua vida, e permita-se viver da melhor forma possível cada um deles.
Conhecer-se é o caminho para uma vida mais saudável, para tomar posse do seu lugar de potência nessa jornada. Compreenda a singularidade de cada ser humano, reconhecendo a sua própria forma de existir neste mundo.
Cuide dos seus ciclos e respeite o ciclo do outro, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos? Porque juntos somos +