Vou trazer hoje um conceito diferente que como sempre, vale a pena saber de sua existência, o conceito chamado Business Partners que traduzindo para o nosso português significa “parceiro de negócios”.
Fazer com que colaboradores e empresas sigam o mesmo é além de ser uma arte pelos líderes, uma necessidade constante, inclusive para os novos empreendedores e empreendedores novos. Já é de conhecimento de todos a importância de profissionais formados em áreas de administração, negócios e contabilidade para toda empresa e no desejo de conseguir cada vez mais o sucesso é importante usar de ferramentas, conceitos e contar com profissionais experientes.
O conceito Business Partners foi oi criado há mais de 30 anos, por Dave Ulrich. O consultor norte-americano é referência na área de Gestão de Pessoas e autor do livro Human Resource Champions.
A importância vem do fato e da necessidade de todos terem que alcançarem seus resultados, o lucro, no bem da verdade, frente a um pais em constante mudanças, tecnologias e a demanda para novos conhecimentos e investimentos que, como sempre dizemos, nem tudo que a empresa gasta é despesa e sim investimento.
Um fato ainda persiste, desde que autor criou esse conceito, ou seja, há mais de vinte anos que se passaram, ainda existem muitas dúvidas sobre qual seria ou é a real função de um Business Partner.
Para que seja possível entender essa resposta será preciso retomar então a relação, a linha que existe entre pessoas e negócios para que assim seja possível enxergar a importância e a grandeza deste papel na arte de gestão de pessoas.
Objetivamente temos que o papel de um Business Partner consiste em deter o conhecimento sobre os processos de gestão de pessoas da organização e também sobre todos os negócios para que assim seja possível montar as estratégias de alinhamento entre os dois focos e somente assim depois gerar os resultados mais eficientes para o todo, devendo manter o equilíbrio nas relações entre especialistas de cada setor e executores dos processos, bem como conselheiro do executivo para gerar a facilitação e bom andamento da dinâmica empresarial.
Segundo ainda esse conceito, faz parte também de suas atribuições a análise de treinamentos que precisam ser aplicados para cada equipe e ainda mensurar sua real importância para os negócios organizacionais, checando eventuais falhas na liderança, promovendo ações de capacitação, coaching e orientação aos envolvidos, mantendo e sempre atualizando as políticas organizacionais.
A seguir estão os cinco principais desafios para ser um bom Business Partner, de acordo com Ulrich:
1. Realizar: é preciso ir além do que simplesmente desenvolver planos, mas sim coloca-los em prática, definindo cada ação necessária para que se concretizem.
2. Gerar satisfação: visar a promoção do equilíbrio empresarial e atender os diversos públicos de uma organização – investidores, consumidores e colaboradores – também é uma das funções do Business Partner.
3. Planejar: o Business Partner também é o principal responsável por elaborar um planejamento integrado capaz de alinhar otrabalho do RH ao plano empresarial, tornando os resultados positivos para todos.
4. Prever riscos: estar sempre alerta aos possíveis riscos de um projeto ou situação e analisar o impacto de ações isoladas na estratégia da empresa é mais uma das preocupações de um Business Partner.
5. Capacitar: preparar a equipe para disseminar e aplicar as estratégias elaboradas é uma das ações que o Business Partner terá como papel essencial de garantir o sucesso do projeto.
O fato é que então esse conceito serve não só para grandes empresas, mas para todos os demais tamanhos de empresas.