A Secretaria da Saúde realiza hoje mais um mutirão contra a dengue Foto: Prefeitura de Votuporanga
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Janeiro, fevereiro, março e abril costumam ser os meses mais endêmicos para as arboviroses, período em que historicamente ocorre aumento no número de casos de dengue. Em Votuporanga, os dados indicam uma queda expressiva nas ocorrências em relação ao ano passado. Em janeiro de 2025, foram 1.954 casos confirmados. Já no no mês passado, os registros caíram para 70, o que demonstra uma redução significativa no município – houve uma queda de aproximadamente 96,4% nos casos confirmados.
Em contato com a reportagem do jornal A Cidade, a Secretaria da Saúde observa que a redução é reflexo do trabalho contínuo de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, com ações permanentes como nebulizações, mutirões, bloqueios de criadouros, instalação das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) e campanhas educativas realizadas em diferentes regiões da cidade. “Também não se pode descartar que parte da população já tenha desenvolvido algum nível de proteção contra o tipo de vírus que vinha circulando nos últimos anos, o que pode influenciar momentaneamente a dinâmica de transmissão em determinadas áreas”, acrescentou.
O município mantém ações regulares de nebulização, mutirões de limpeza, bloqueios de criadouros e campanhas educativas. Além disso, Votuporanga foi uma das 143 cidades brasileiras selecionadas para participar de um novo projeto nacional de combate à dengue, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e a Fiocruz, após se destacar na iniciativa das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs), que contribuíram para a redução de mais de 90% dos casos da doença.
A nova estratégia utiliza Ovitrampas, ferramenta importante para a detecção e o controle do vetor. No Estado de São Paulo, apenas 14 municípios participam do projeto, e Votuporanga foi selecionada devido ao engajamento coletivo nas ações de controle, com coordenação da Secretaria da Saúde.
O município também é pioneiro no desenvolvimento de um aplicativo para o monitoramento das armadilhas contra o Aedes aegypti. Esse trabalho, associado às demais ações preventivas conduzidas pela Secretaria da Saúde, contribuiu para a queda significativa no número de casos.
Mutirão hoje
A Secretaria da Saúde realiza hoje mais um mutirão contra a dengue, desta vez nas áreas de abrangência do Consultório Municipal "Dr. Gumercindo Hernandes Morales", no bairro São João. A ação será realizada das 7h às 13h, com Agentes de Saúde percorrendo os imóveis da região.
Durante a ação, os profissionais farão visitas domiciliares, orientarão os moradores sobre medidas preventivas e atuarão na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A iniciativa integra o conjunto de ações permanentes desenvolvidas pelo município no enfrentamento à doença, com outros bairros sendo atendidos conforme o cronograma da Secretaria da Saúde.
A Vigilância Ambiental informa que todos os agentes estarão devidamente identificados com crachá e uniforme. A orientação é para que os moradores recebam os profissionais e sigam as recomendações repassadas durante as visitas.