Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/caso-positivo-de-raiva-bovina-coloca-votuporanga-e-regiao-em-alerta-n84020 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Caso positivo de raiva bovina coloca Votuporanga e região em alerta
Um caso confirmado de raiva em bovinos colocou toda a região em alerta
Outros animais que também morreram em circunstâncias semelhantes tiveram amostras encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz (Foto: Divulgação/Defesa Agropecuária)
Um caso confirmado de raiva em bovinos colocou toda a região em alerta. O fato foi registrado em Nova Aliança, a cerca de 100 quilômetros de Votuporanga, o que mobilizou a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Nova Aliança, a suspeita surgiu no dia 24 de abril, quando alguns bois apareceram mortos em uma propriedade rural. Amostras foram coletadas de um dos animais e enviadas para análise. O laudo, divulgado nesta semana, confirmou a infecção por raiva.
Outros animais que também morreram em circunstâncias semelhantes tiveram amostras encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz para confirmar se estavam infectados pelo mesmo vírus.
A principal preocupação das autoridades sanitárias é com a disseminação da doença. Isso porque um animal infectado começa a transmitir a raiva cerca de quatro dias antes de apresentar os primeiros sintomas. Ou seja, nesse período, outros animais e até mesmo seres humanos podem ter sido expostos ao vírus sem saber.
Diante da confirmação, a Defesa Agropecuária ativou protocolos de controle, convocando os criadores para vacinar todo o rebanho bovino das propriedades da região. A vacinação também foi estendida para cães e gatos dos sítios próximos, como forma de prevenir a propagação do vírus para outras espécies.
Além disso, foram instaladas armadilhas para capturar morcegos hematófagos — principais transmissores da raiva aos bovinos — em áreas de cavernas e propriedades rurais.
O que é a raiva? A raiva é uma doença viral grave, causada por um vírus do gênero Lyssavirus, que ataca o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo seres humanos. É uma zoonose, ou seja, uma doença transmitida de animais para pessoas, com alta taxa de letalidade.
Nos bovinos, a infecção ocorre principalmente por meio da mordida de morcegos hematófagos (que se alimenta de sangue). A saliva do animal infectado carrega o vírus, que penetra no organismo da vítima e se espalha até alcançar o sistema nervoso.
Em humanos, a transmissão acontece por mordidas, arranhões ou contato com a saliva de animais doentes em feridas ou mucosas. Após o aparecimento dos sintomas, a raiva é praticamente 100% letal.
Preocupação O registro do primeiro caso de raiva em bovinos em Nova Aliança é motivo de grande preocupação, pois evidencia a circulação ativa do vírus na região. Embora a doença seja mais comum em áreas rurais, há risco de transmissão para humanos e outros animais domésticos.
A proximidade do município com outras cidades da região aumenta a necessidade de ações rápidas de controle e prevenção, como a vacinação do rebanho, monitoramento de morcegos e orientações à população.
Segundo a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, em 2024 já foram registrados quatro casos de raiva em bovinos na região: dois em Sales e outros dois em Irapuã. O caso em Nova Aliança acende um sinal de alerta para que produtores rurais e moradores estejam atentos aos sintomas e adotem medidas de prevenção.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/05/caso-positivo-de-raiva-bovina-coloca-votuporanga-e-regiao-em-alerta-n84020
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco