Todo país que se desenvolveu, que saiu da condição de país pobre e que se mantém na condição de país desenvolvido apostou na educação em tempo integral para todas as crianças. [...] Nosso objetivo é ampliar o tempo de estudo da criança e do jovem na escola, com maior acompanhamento dos professores1.
Em 2007, o Ministério da Educação lançou o programa Mais Educação, ampliando as atividades escolares diárias para uma duração de sete horas, com especial e prioritária atenção à matemática e íngua portuguesa. Nesse programa, as atividades optativas estão agrupadas em grandes campos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica, educação econômica etc.
“As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC). Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes2”.
A educação em tempo integral tem muitos méritos, dos quais destacamos: em primeiro lugar, o fato de corrigir distorções históricas, frutos da negligência do Estado em relação aos direito sociais das crianças e adolescentes, especialmente os direitos à qualidade de alimentação educação.
Em segundo lugar, a grande vantagem e mérito desse projeto, ao virar realidade, é poder acompanhar em tempo integral a trajetória do aluno em sua construção de habilidades e competências, especialmente nos exercícios de lógica, de matemática, na aprendizagem da leitura, da interpretação e da escrita da língua portuguesa. Esse acompanhamento diário em dois turnos possibilitará aos educadores a construção de uma inteligência de progressiva complexidade.
O estudo da arte e da cultura, o estudo da música e a prática esportiva escolar são estratégias fundamentais para cultivar nos alunos habilidades competências relacionadas à educação da sensibilidade, do cultivo do poder da concentração e da construção da disciplina.
Muitos desafios virão com essa jornada escolar ampliada. Destacamos o reconhecimento, a valorização e formação continuada do professor/educador que permanecerá na escola pensando sua prática, elaborando projetos e acompanhando os alunos em suas atividades.
Estamos apenas começando essa discussão. Vamos continuar nossa reflexão.
ROUSSEF, Dilma. (em entrevista no programa rádio Café com a Presidenta, 20/08/2012)
*Celito Meier é teólogo, filósofo e educador