Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Moradores da rua Nassif Miguel, no bairro Pozzobon, ficaram consternados na manhã de ontem, após um incêndio de grandes proporções que destruiu quase que completamente uma residência. O fogo atingiu o quarto onde estava o aposentado Claudionor Gutierrez, de 60 anos de idade, que acabou morrendo carbonizado.
A reportagem do jornal A Cidade foi a primeira a chegar no local dos fatos. Segundo informações obtidas, a vítima estava sozinha em casa, por volta das 9h, quando o fogo começou. As chamas se iniciaram no quarto e a vítima foi encontrada já morta, deitada sobre a cama.
De acordo com o Sargento Valdemir Forte, do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, a ação da equipe de combate ao fogo foi ligeira, mas não o suficiente para salvar a vida do aposentado. Todo o trabalho de combate ao fogo e rescaldo das chamas durou menos que cinco minutos.
Um caminhão "pipa", a serviço da Usina Noroeste Paulista também foi utilizado. Claudionor Gutierrez foi encontrado com mais de 90% do corpo queimado. A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local, isolando completamente a área, até a chegada da Polícia Civil e dos peritos do Instituto de Criminalística.
Causa
A suspeita inicial é de que as chamas tenham se iniciado por meio de um cigarro, aceso pela vítima. Porém, parentes do aposentado não acreditam nesta versão, já que ele tinha o costume de fumar sempre do lado de fora da residência.
É o que disse à reportagem uma das filhas da vítima, a costureira Alessandra Gutierrez, de 37 anos. Muito abalada, ela contou que o pai tinha problemas mentais, mas que atualmente, após tratamento médico, a situação dele estava controlada. Disse também que ele sempre morou no local, em companhia da mãe, que no momento do incêndio, havia saído.
"Me telefonaram dizendo que a casa dos meus pais estava pegando fogo. Não tenho ideia do que houve. Parece um pesadelo, mas que não dá para acordar. Foi uma tragédia para a nossa família", disse a filha em prantos.
Por ter ocorrido em local com grande número de residências, o incêndio chamou a atenção de muitas pessoas. Graças à ação rápida dos bombeiros, as chamas não se alastraram para casas vizinhas, o que poderia ter tornado a tragédia muito maior.
Nota de falecimento
Claudionor Gutierrez, deixa a esposa Maria Aparecida Carrasco Gutierrez, e três filhos, Nivaldo Carrasco Gutierrez, casado com Ercília, Alessandra Gutierrez, casada com Jesus e Andréia Gutierrez, casada com Antônio Elias. Deixa também sete netos.
Espírita, frequentava o Centro Espírita "Maria de Nazaré". Natural de Tanabi, residia em Votuporanga há mais de 38 anos, e teve como seu último endereço a rua Nassif Miguel, 3318. O corpo dele ficou exposto à visitação pública de parentes e amigos no velório do Cemitério Parque Jardim das Flores e foi sepultado às 17h de ontem.