Durante patrulhamento na última semana, PM conseguiu localizar moto furtada há uma ano
Jociano Garofolo
jocianogarofolo@acidadevotuporanga.com.br
Gatunos saíram às ruas no último final de semana com um objetivo em comum: furtar motocicletas em Votuporanga. Foram três veículos subtraídos, sendo que apenas um deles foi recuperado, sem uma das rodas. O número é alto, se for comparado com os números da criminalidade do mês de janeiro, quando ocorreram cinco furtos em 31 dias e quase metade da média mensal de 2011, que foi de 6,5.
De acordo com boletins de ocorrência, registrados no Plantão Policial, o primeiro caso ocorreu por volta das 11h34 de sábado, na rua Minas Gerais, no bairro Patrimônio Velho, e teve como vítima o músico Everton Ramos da Silva, de 23 anos.Ele contou à polícia que deixou sua moto Honda CBX 200 Strada, de cor roxa,a no 1997, com placa CKR-7303 de São José do Rio Preto, estacionada na garagem de sua residência, travada. Segundo o que foi relatado pela vítima, ocasião um indivíduo desconhecido abriu o portão, que estava destrancado e simplesmente foi embora com a moto.
Para a sorte da vítima, que procurou por conta própria seu veículo, cerca de duas horas depois,a motocicleta foi localizada abandonada na rua Dona Maria de Freitas Leite, também no bairro Patrimônio Novo, só que sem a roda traseira.
Horas depois, por volta das 21h30, mais um furto. A vítima da vez é o programador Maykon Rodrigues de Jesus, de 22 anos, que contou aos policiais que deixou sua Honda CG Titan, de cor prata, ano 2007, com placa DXJ-3947 de Votuporanga, estacionada na frente de sua residência, na rua Antônio Vitorino, no jardim Alvorada. Para o desespero dele, ao voltar para apanhar o veículo, alguns minutos depois, constatou que algum larápio havia furtado a motocicleta, que não estava mais no local.
Quase no mesmo horário, as 22h, na rua Alfredo Gorayeb, também no Jardim Alvorada, mais um furto de motocicleta ocorria. A vítima, Patricia Ferreira da Silva, de 34 anos, acionou a presença da polícia ao verificar que sua motocicleta Honda Biz, 125, de cor vermelha, ano 2011, com placa ESV-7440 de Votuporanga, que ficou estacionada ao lado de uma casa de espetos, por apenas 10 minutos, havia desaparecido. Desta vez, além da motoneta, também foram subtraídos o capacete, documentos e cerca e dinheiro que estavam no interior do compartimento do banco.
Ação positiva
Principal arma da PM contra os furtos, um patrulhamento de rotina, na última terça-feira devolveu a um proprietário uma motocicleta que foi furtada no dia 22 de março de 2011, ou seja, a quase um ano. Uma viatura policial efetuava ronda pela rua Antônio Craveiro Júnior, no bairro Estação, quando os policiais avistaram um rapaz transitando com uma Suzuki Yes, de cor vermelha, em atitude suspeita.
Após abordarem o rapaz, os policiais se surpreenderam ao constatar que a placa de identificação da moto, na verdade, pertencia a outro veículo, uma Honda Titan, de cor laranja. Ao verificarem então o número do chassi, foi constatado que a motocicleta era produto de furto.