Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Um jovem de 17 anos foi a quarta vítima fatal do trânsito de Votuporanga no ano de 2012. Dagoberto Júnior do Nascimento Lau bateu violentamente a motocicleta que conduzia contra o muro de uma casa, no cruzamento da avenida Conde Francisco Matarazzo com a rua Germano Robach, na noite da última terça-feira.
A reportagem do Jornal A Cidade foi a primeira a chegar ao local dos fatos e constatou o esforço dos profissionais da unidade de suporte avançado do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em reanimar a vítima, que sofreu poli traumatismos pelo corpo. O jovem estava caído na calçada, desacordado a apenas alguns metros do ponto de impacto.
O acidente ocorreu por volta das 21h30, em um local pouco à frente do lar São Vicente de Paulo, em uma "curvinha", sentido ao bairro Matarazzo. Segundo o que foi apurado no local dos fatos, o motociclista de 17 anos, portanto, sem habilitação para dirigir, conduzia uma motocicleta Honda CG Titan 150, de cor azul, sem placa e com a numeração do chassi "pinada", ou seja, adulterada, transitava no sentido Palmeiras I ao Cemitério Municipal. Segundo in formações obtidas com a Polícia Militar, ao passar por um cruzamento, Dagoberto teria se assustado ao perceber a aproximação de uma viatura e ao efetuar uma curva, perdeu o controle do veículo e bateu violentamente contra o muro de uma casa.
Após ser atendida pelos profissionais do Samu, a vítima chegou a ser socorrida com vida. Segundo nota divulgada pela assessoria de comunicação da Santa Casa de Votuporanga, Dagoberto Júnior do Nascimento Lau deu entrada no hospital às 21h45, mas teve a morte confirmada cerca de uma hora depois. A causa da morte será apontada pelo Instituto Médico Legal. O corpo do jovem foi velado pela família e sepultado às 17h de ontem.
O boletim de ocorrência sobre o caso foi censurado à imprensa. Portanto, não foi possível constatar outras informações, como por exemplo se o veículo conduzido pelo adolescente era mesmo produto de furto, se o verdadeiro proprietário foi identificado e também com quais objetivos ele, menor de idade, estaria utilizando a motocicleta. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Morte foi a 4ª do ano no trânsito
A morte do jovem Dagoberto Júnior do Nascimento Lau foi a quarta registrada em ruas e avenidas de Votuporanga em 52 dias de 2012. Em todos os casos, motocicletas estavam envolvidas.
No dia 11 de fevereiro, a vítima foi o lavrador Leontino Francisco, de 55 anos de idade, que morreu devido aos ferimentos sofridos após ser atropelado por uma motoneta na rua Alvim Algarve no bairro Estação. Antes dele, Cícero Ferreira, de 59 anos, também morreu atropelado por uma motocicleta no dia 28 de janeiro na rua Padre Izidoro Cordeiro Paranhos, na Vila América e o jovem Reinaldo Florêncio Pereira, de 26 anos, que não resistiu aos ferimentos ao colidir a motocicleta que conduzia contra um carro, na avenida República do Líbano, no dia 24.