No mês de janeiro de 2012, o setor policial de Votuporanga registrou cerca de 120 furtos
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O número de furtos diminuiu 11% em janeiro deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, em Votuporanga. Além disso, houve redução no número de homicídios, estupros, furtos de veículos e de vítimas em acidentes de trânsito. Flagrantes de tráfico de droga e de vítimas fatais em acidentes, por outro lado, aumentaram. Os dados foram divulgados na última segunda-feira pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo.
Com relação aos furtos em geral, foram 135 em janeiro de 2011, contra 120 no primeiro mês de 2012, ou seja, 15 casos a menos. Também no ano passado, foram 1771 furtos no total (16% a mais que em 2010), com a média mensal de furtos ficou em torno de 147 por mês.
Região central lidera furtos
Ainda de acordo com o balanço mensal da criminalidade, divulgado pela SSP, é possível verificar que no Primeiro Distrito Policial, localizado na rua Tibagi, anexo à cadeia pública e que atende os crimes ocorridos na região central, registrou quase o dobro de ocorrência de furtos, em comparação com outras delegacias. Foram 40 casos em janeiro, contra 22 boletins de ocorrências registrados no 2º DP (que atende a região da Zona Norte e bairro São Cosme, entre outros), e o 3º DP (que atende bairros como Jardim Alvorada e toda a Zona Sul), com 23. Os outros 35 casos ficaram por conta da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e DDM (Delegacia de Defesa da Mulher).
Outros crimes
Os furtos de veículos, por sua vez, caíram pela metade. Foram reduzidos de 10 para cinco. Porém, janeiro deste ano registrou um roubo de veículo, algo que não aconteceu no ano anterior. No dia 27 de janeiro, dois irmãos passaram por momentos de terror ao serem rendidos por três indivíduos armados, que pronunciando ameaças de morte, exigiram que fosse entregue uma caminhonete, avaliada em mais de R$80 mil e outros objetos de valor. O crime ocorreu em frente a casa deles, na Zona Norte da cidade.