O estudo revela que os homens ainda representam 90% das mortes nesse tipo de acidentes
Apesar do número de mortes em acidentes com motocicleta ser maior entre os homens, a quantidade de mulheres que perdem a vida nesse tipo de acidente vem aumentando a cada dia. De acordo com dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM do Ministério da Saúde, o número de mulheres que morreram em acidentes com motocicleta cresceu 16 vezes entre 1996 e 2010, enquanto o número de homens subiu 13 vezes.
O estudo revela que os homens ainda representam 90% das mortes nesse tipo de acidentes e pelo menos 80% das vítimas são jovens, com idade entre 15 e 39 anos. “Temos mais um motivo para defender uma conduta cada vez mais cuidadosa no trânsito, e que a fiscalização seja rigorosa para salvarmos mais vidas”, enfatiza o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Entre as principais causas apontadas pelo Ministério da Saúde para o aumento do número de mortes nesse tipo de acidente está o aumento da frota. Pelo menos 10,2 mil dos 41 mil brasileiros que perderam a vida no trânsito em 2010 utilizavam a motocicleta como meio de transporte.“Especialmente em cidades com menos de 100 mil habitantes, tem aumentado o número de motociclistas, inclusive do sexo feminino, tornando as mulheres mais vulneráveis aos acidentes de trânsito”, observa Alexandre Padilha.