Bombeiros tiveram que mergulhar no rio "Tomaizão" para combater vazamento de óleo
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Um caminhão tanque, com cerca de 30 mil litros de óleo diesel despencou da ponte que passa sobre o rio "Tomaizão", na rodovia Waldemar Lopez Ferraz, no município de Cardoso, por volta das 7h30 de ontem. O impacto do veículo na água fez com que ocorresse vazamento do material, que poluiu as margens do rio. Policiais ambientais, bombeiros e técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista) trabalharam por todo o resto do dia no local analisando os danos.
O motorista do caminhão e um ajudante, ambos funcionários de uma usina da região, foram resgatados com vida pelos bombeiros e levados para a Santa Casa de Votuporanga pelo Samu. Segundo boletim médico, passam bem. A reportagem do jornal A Cidade esteve no local dos fatos e constatou um esforço enorme para que o material poluente não se espalhasse pelo rio.
Foram utilizadas boias de contenção que cercaram o perímetro em volta de onde o caminhão caiu e ficou imobilizado. Segundo informações apuradas no local, o caminhão tanque, à serviço de uma usina da região, levava óleo diesel para máquinas e caminhões da empresa, em várias propriedades rurais da região.
No momento do acidente, o veículo transitava rumo ao município de Pontes Gestal, quando por motivos ainda desconhecidos, atravessou a pista contrária e colidiu contra a mureta da ponte do rio Tomaizão. Com o impacto, a proteção acabou se rompendo e o caminhão despencou violentamente nas águas.
Os reais prejuízos ambientais ainda estão sendo avaliados pelos técnicos da Cetesb. Mergulhadores dos bombeiros tiveram que entrar no rio para fechar uma alavanca submersa, por onde estaria vazando o óleo. Às margens, era possível perceber facilmente uma mancha preta se acumulando. Um guindaste teve que ser utilizado para remover o veículo, que ficou quase que completamente submerso. Durante os trabalhos, a pista ficou fechada durante 30 minutos.